Exposições e Eventos

Exposição “Demonstra: pela poética def” no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo

Mostra reúne obras que emergem das vivências de artistas com deficiência e afirmam o corpo como campo de invenção estética, política e sensorial

Por Equipe Editorial - dezembro 11, 2025
36 0
Pinterest LinkedIn

Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua Cavalcante, Nara Rosetto, Guto Oca, Daniel Moraes, Jeff Barbato e João Paulo Racy. A mostra propõe um encontro entre arte, corpo e reexistência, reafirmando a deficiência como campo de conhecimento e invenção. Nascida do desejo de construir um território coletivo, a exposição apresenta criações de artistas, educadores e pesquisadores com deficiência, convidando o público a deslocar seu olhar sobre corpo, normalidade e estética.

Centro Cultural Fiesp
“1,47 pés” de João Paulo Racy.2022. Crédito: Daniel João Paulo Racy

Com curadoria de Daniel Moraes, fundador da Demonstra, em colaboração com a pesquisadora Júlia Ayerbe, e assistência de curadoria de Maíra Freitas, a mostra articula diferentes linguagens – como desenho, fotografia, objetos-instalativos, vídeo-performance e publicações – em torno da ideia de acessibilidade estética e propõe uma constelação de corpos e poéticas def que questionam modelos hegemônicos de representação e pertencimento. Para além da inclusão, a Demonstra reivindica memória, permanência e potência criativa no espaço das artes visuais contemporâneas.

Centro Cultural Fiesp
‘Abundantes em veios de ferro’ de Jeff Barbato. 2022. Crédito: Ana Helena Lima

A Gerente Executiva de Cultura do Sesi-SP, Débora Viana, destaca a importância para o programa de cultura da instituição promover o acesso à cultura com projetos como esse: “No Sesi-SP, acreditamos na potência da arte como ferramenta de transformação e de escuta ativa. Com a exposição Demonstra: pela poética defrecebemos obras em diferentes formatos de seis artistas def. Para além de uma ação inclusiva, a exposição explora os potenciais do corpo def, oferece novos olhares para a arte e abre caminhos para transformações. Assim, reiteramos o nosso compromisso em promover um espaço para reflexões. Seguimos firmes no propósito de democratizar o acesso à cultura de qualidade e de promover experiências significativas para todos os públicos, sempre com entrada gratuita e incentivo ao pensamento crítico”.

Centro Cultural Fiesp
Obra de Guto Oca. 2024. Crédito: Cristiana Dias

Com a premissa de que diferenças e singularidades se transformam em matéria artística, simbólica e crítica, a exposição se organiza em três eixos curatoriais que atravessam as obras e experiências dos artistas. Derritório trata do cotidiano e do testemunho da deficiência como deslocamento do corpo. A Monstra investiga dimensões espirituais e simbólicas do corpo não normativo, evocando ancestralidade e encantamento. Já Manifestu reivindica o direito à fabulação e ao conhecimento de si como gesto estético e político.

Centro Cultural Fiesp
Artista Nara Rosetto. 2024. Crédito: Daniel Sorrentino

“A Demonstra foi criada em 2021 como uma plataforma de investigação e difusão da produção artística de pessoas com deficiência. A ideia era promover acessibilidade estética, crítica e institucional. Desde então ela vem sendo uma referência no mapeamento de práticas e poéticas que, como dizemos, tensionam os limites da normatividade nas artes visuais, que é nosso campo. Além disso, a Demonstra também vem sendo uma maneira de articular redes de criação entre Brasil e Portugal”, destaca Daniel Moraes.

Centro Cultural Fiesp
‘Mandinga de Aleuijadu’ de Lua Cavalcante. 2024. Crédito: Adele de Fé

A abertura da “Demonstra: pela poética def” foi pensada em um momento oportuno, entre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) e o aniversário da Avenida Paulista (8 de dezembro). Esta sincronia transforma o Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313) em um palco importante, onde a mostra afirma a deficiência como campo de invenção e reexistência estética.

Serviço

Exposição: Demonstra: pela poética def
Período: De 9 de dezembro de 2025 a 03 de maio de 2026
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp – Av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Agendamento de grupos e escolas: [email protected]

Leia também: Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários