Exposições e Eventos

Exposição “Urban [R]Evolution” na Cordoaria Nacional, em Lisboa

A Cordoaria Nacional, em Lisboa, receberá este ano uma exposição dedicada à celebração da arte urbana, desde o grafitti até à expressão artística nas ruas. O evento contará com a participação de 18 artistas portugueses e estrangeiros, cujas obras foram especialmente criadas para esse local. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira.

Entre os artistas que integram a exposição intitulada “Urban [R]Evolution” estão nomes reconhecidos como Shepard Fairey, André Saraiva, Vhils, Felipe Pantone, Jason Revok, Add Fuel, Wasted Rita, Tamara Alves e Nuno Viegas. A mostra estará disponível ao público entre os dias 21 de junho e 3 de dezembro, e é uma iniciativa conjunta da plataforma Underdogs e da promotora Everything is New. A divulgação do evento ocorreu durante uma conferência de imprensa realizada na Galeria Underdogs, em Lisboa.

Uma das particularidades da exposição é que os artistas criarão suas obras no próprio local, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva no trabalho de cada um deles. Pauline Fossel, cofundadora da Underdogs e curadora da exposição, destacou que um dos pontos centrais da mostra será o trabalho da renomada fotógrafa norte-americana Martha Cooper. As imagens capturadas por Cooper ao longo das décadas de 1970 até os dias atuais, principalmente em Nova Iorque, serão fundamentais para compreender a evolução desse movimento artístico ao redor do mundo, explicou a curadora.

A seleção das fotografias de Martha Cooper abrangerá desde os primórdios do movimento, enfocando os “writers” do graffiti, até a arte urbana contemporânea, com destaque para artistas como Shepard Fairey, Add Fuel e Vhils. Além disso, as fotografias de Cooper também abordarão outras expressões culturais presentes nas ruas, como o “breakdancing” e a música, abrangendo assim todas as vertentes da cultura hip-hop, rap, graffiti, breakdance e DJing.

Além dos artistas mencionados anteriormente, a exposição contará com a participação de outros 17 artistas, cada um com seu estilo e material artístico únicos. As obras serão divididas em 17 espaços distintos dentro da Cordoaria Nacional, onde os artistas terão a oportunidade de expressar sua criatividade e intervenção artística.

Uma das propostas dessa exposição é proporcionar aos visitantes uma perspectiva diferenciada sobre a arte urbana, permitindo que eles adentrem o universo de cada artista e compreendam a sua linguagem e mensagem. Pauline Fossel ressaltou a importância de transmitir aos visitantes a essência desse movimento artístico por meio da fotografia, mencionando que a imagem foi o que possibilitou a internacionalização desse movimento, especialmente no início da disseminação da internet, quando artistas buscavam inspiração e referências em outras cidades como Londres e Nova Iorque.

Dentre os 17 artistas selecionados, é notável a diversidade de estilos e materiais utilizados nesta exposição. AkaCorleone trabalhará com plexiglas, Shepard Fairey utilizará paste up, haverá presença de autêntico graffiti, uma instalação de Pantone com escultura e até mesmo obras no mundo digital. São realmente propostas incrivelmente distintas”, ressaltou a curadora.
Além dos artistas previamente mencionados, como Martha Cooper, Shepard Fairey, André Saraiva, Vhils, Felipe Pantone, Jason Revok, Add Fuel, Wasted Rita, Tamara Alves, Nuno Viegas e AkaCorleone, a exposição também contará com a participação de MaisMenos‡, Barry McGee, Futura, Lee Quiñones, Maya Hayuk, Obey SKTR e Swoon.
E, por se tratar de um gênero artístico nascido nas ruas, “Urban [R]Evolution” também incluirá obras expostas ao ar livre. “Teremos três instalações externas. Estamos construindo uma estrutura que se estende para fora da Cordoaria Nacional, conectando o interior e o exterior, com duas instalações de Add Fuel e Shepard Fairey. E em setembro, teremos um mural na Rua das Janelas Verdes, cujo artista ainda não posso revelar”, adiantou a curadora.
E como a efemeridade é uma característica da Arte Urbana, no final da exposição tudo desaparecerá.

Alvaro Covões, diretor da Everything is New, ressaltou a importância de levar pessoas que normalmente não frequentam espaços culturais, como a Cordoaria, para experimentar essa exposição. A Everything is New, responsável pelo festival Alive e uma série de concertos notáveis, como os recentes shows do Coldplay em Coimbra e Chico Buarque no Porto e Lisboa, já esteve envolvida na organização de exposições de renome, como a de Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda e de Ai Wei Wei na Cordoaria Nacional.
O promotor destacou que “Urban [R]Evolution” pretende ser uma grande exposição que representa a revolução que ocorreu no mundo da arte, e espera que ela contribua para aumentar os hábitos culturais dos portugueses.

Serviço

Exposição coletiva “Urban (R)Evolution”
Período: de 21 de junho a 3 de dezembro, das 10h30 às 19h30
Local: Cordoaria Nacional. Av. da Índia, 1300-598 Lisboa, Portugal
Ingressos: adultos $ 13 euros durante a semana e $ 15 euros nos finais de semana. Há descontos para crianças, estudantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e também bilhetes familiares. Preços diferenciados para dias úteis e finais de semana.

Leia também: “Aos Olhos Delas. Mulheres e Trabalho em Itália desde 1950” em Lisboa

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
mariapaula

Recent Posts

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

19 horas ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

19 horas ago

A sexualidade na obra de Egon Schiele

 Se observarmos o trabalho do pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918) há uma poética de sexualidade…

20 horas ago

7 fatos sobre a Bienal de Veneza de 2024

A Bienal de Veneza foi fundada em 1895 e é hoje uma das mais famosas…

20 horas ago

Fórum da ONU inaugura exposição brasileira “Atlântico Vermelho”

Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição "Atlântico Vermelho", com…

2 dias ago

O desenho anamórfico: O que é e aonde é usado?

Um desenho anamórfico é uma imagem deformada que aparece na sua verdadeira forma quando vista…

2 dias ago