Exposições e Eventos

“Aos Olhos Delas. Mulheres e Trabalho em Itália desde 1950” em Lisboa

Por mariapaula - junho 6, 2023
280 0
Pinterest LinkedIn

“Aos Olhos Delas. Mulheres e Trabalho em Itália desde 1950” é o título da exposição organizada pelas Galerias Municipais, em Lisboa. A mostra, com inauguração marcada para o dia 7 de junho na Galeria Avenida da Índia foi produzida pela Embaixada de Itália em Lisboa em parceria com as Galerias Municipais/EGEAC.

“Aos Olhos Delas. Mulheres e Trabalho em Itália desde 1950”

A exposição investiga a forma como a fotografia realizada pelas mulheres se tem confrontado com o mundo do trabalho na Itália contemporânea. São apresentadas mais de 100 imagens num itinerário que toma forma a partir dos arquivos de 18 autoras e dois coletivos, juntamente com uma seleção da Coleção Donata Pizzi apresentada com uma projecão site-specific, e impressões vindas do Arquivo da UDI (União das Mulheres Italianas) de Bolonha.

A seleção inclui fotografias de uma constelação de mulheres de diferentes gerações, ligadas pela utilização do meio fotográfico enquanto instrumento de emancipação pessoal e de investigação política: Paola Agosti, Marcella Campagnano, Lisetta Carmi, Liliana Barchiesi, Letizia Battaglia, Marilisa Cosello, Agnese De Donato, Collettivo Donne Fotoreporter, Nicole Gravier, Gruppo del Mercoledì, Allegra Martin, Gabriella Mercadini, Cristina Omenetto, Michela Palermo, Lia Pasqualino, Giada Ripa, Alessandra Spranzi, Francesca Volpi.

A curadoria é de Maria Chiara Di Trapani, com a coordenação dos historiadores Ilaria Favretto (Universidade de Kingston), Nicola Pizzolato (Universidade de Middlesex). O conceito da exposição foi desenvolvido em colaboração com a Associação de Estudos Italianos Modernos e Eloisa Betti para a investigação do Arquivo UDI, Bolonha.

A mostra parte de uma iniciativa promovida pela Embaixada de Itália com o objetivo de partilhar as celebrações do Dia da República Italiana (que decorrem anualmente a 2 de junho) com a população de Lisboa (e os seus turistas internacionais) – e insere-se na programação das Festas de Lisboa, graças à parceria com a EGEAC.

Serviço

Exposição “Aos Olhos Delas. Mulheres e Trabalho em Itália desde 1950”
Período: de 07.06.2023 a 27.08.2023
Horários: todos os dias: 10h – 13h e 14h – 18h
Local: Galeria Avenida da Índia
Entrada gratuita.
Curadoria: Maria Chiara Di Trapani
Organização: Embaixada de Itália em Lisboa

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários