As imagens valem por mil palavras, mas há imagens que valem por mil palavras em versos, com métrica, cadência e rima rica. São as belas figurações cuja origem remonta às pinturas rupestres, indicando claramente a necessidade de o homem expressar suas emoções e reproduzir figuras da natureza. O artista figurativo precisa das coisas do mundo real à sua interpretação: isso acalma seu sentimento e ordena seu caos interior.

As casas, fauna, flora e pessoas de Célia respiram melancolia doce, uma hopperiana construção visual personalíssima. O ítalo-argentino Fassone imprime em telas com tanta maestria suas viagens ao mundo, que se sente temperatura e perfume exatos do momento em que ele registrou para si aquele poema. Com a mente compulsiva de ideias, Fernanda arabesca suas obras em profusão de fios sensuais e tramas e entrelaces e exotismo únicos.

Josie, que dominou o espaço – viveu em Hong Kong, Nova York, às margens do Amazonas – agora domina o tempo, os vestígios que ele deixa nas coisas, as cores que ele inventa e que ela aquarela como poucos. Lídia também é virtuose na aquarela e, além da beleza de suas flores estilizadas, produz imagética inusitada e sublime de mulheres em capoeira ou apenas vivendo o dia a dia.

A sobreposição de imagens é expertise de Luísa, que domina as técnicas da pintura e apresenta suas composições em camadas de imagens que instigam e encantam. Já Stephen, artista californiano, figura e abstrai de forma tão sublime, imprimindo na mesma imensa tela todo seu conhecimento mitológico e definitivo. Virgínia, estadunidense, domina o traçado delicado e intenso, construindo uma imagética deliciosamente envolvente.

‘Somos todos famintos e sedentos por imagens concretas. A arte abstrata terá sido boa por uma coisa: restaurar sua exata virgindade para a arte figurativa’, Salvador Dali, artista catalão, dos mais importantes surrealistas.

Ligia Testa, curadora e produtora artística, setembro de 2021.

Acesse a exposição virtual aqui



Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago