Lidia Madeira

Brasileira,
Lidia Madeira artista

Lidia Madeira nasceu em São Paulo, reside e trabalha em Campinas.

Graduada em Artes Plásticas pela FAAP (SP), seguiu Pós Graduação Latu Sensu em Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG.

Realizou Curso de Especialização em Restauração de Papel na Casa de Rui Barbosa (RJ), no Centro Nacional de Restauración Documental y Bibliográfica (Madrid e Barcelona).

Nesta área trabalhou no Laboratório de Restauração de Papel do Museu Paulista-USP e na montagem do Laboratório de Restauração de Papel do Centro de Memória da UNICAMP.

Em Piracicaba retomou à arte e frequentou cursos de ilustração botânica e pintura com Margherita Leoni (ESALQ), na Pinacoteca Miguel Dutra, nos ateliers de Antônio Pacheco, de Manuel Martho e de Cezira Carpanezzi .

A partir de 2000 passou a dedicar-se exclusivamente à aquarela, participando dos Encontros Internacionais de Aquarelistas em Paraty, da Quadrienal Internacional de Aquarelas em SP, de Feiras Internacionais (Pádua, Paris e Urbino), de exposições coletivas e individuais.

Recebeu premiações em Salões de Belas Artes (Piracicaba), assim como FICC (Campinas) e Comitê Brasleiro de Cores (SP).

Como docente ministrou Cursos de Extensão Universitária de Aquarela no Instituto de Artes da UNICAMP e no Núcleo de Cultura FAAP, dentre outros.

Possui obras no Acervo do Patrimônio da Assembleia Legislativa de SP.


Instagram: @lidiamadeiraaquarelas