Exposições e Eventos

Galeria 18 inaugura a primeira exposição na América do Sul do artista Bradley Theodore

Por Equipe Editorial - junho 18, 2024
35 0
Pinterest LinkedIn

A Galeria 18 inaugura ianugura, no dia 20 de junho, a mostra “The Dance” (A Dança) do artista Bradley Theodore, natural Turks and Caicos, que mora e fez fama em Nova Iorque. Ocupando toda a galeria com diversas obras, a mostra propõe uma brincadeira entre o ato de dançar e as características multidisciplinares de seu trabalho, comunicando-se com diferentes culturas através de ícones, arte, e muita cor.

O artista representa os grandes ícones contemporâneos como esqueletos, não em uma referência à morte, mas como parte fundamental de qualquer ser humano. Estas grandes figuras da moda, cinema, música, esportes e ícones da cultura pop, são simplificados às suas marcas registradas, os elementos mais conhecidos que os tornam facilmente reconhecíveis independentemente da língua ou onde seja visto. O trabalho do artista brinca com o que é ‘legado’ e o que é ‘gente como a gente’.

Galeria 18
Warhol 54, BR 2024

A multidisciplinaridade de Bradley começa com a influência da sua atuação no design gráfico e em animação, transmitido em tinta acrílica sobre canvas, serigrafia, esculturas e grandes murais em Milão, Paris, Tokyo e Hong Kong, e mais recentemente, a tinta a óleo. Para além das técnicas distintas, o trabalho de Bradley alcança a multimídia, transmitindo a essência do seu trabalho em vestuários e calçados para as passarelas da alta moda, para a dança em palcos de teatro, arte 3D, e a música.

Com pinceladas amplas e gestuais largos, misturando a abstração geométrica com o figurativo, e cores vibrantes que remetem à Miami, onde ele cresceu, Bradley Theodore busca expressar em cores as suas memórias e experiências de vida, mas também emoções comuns a todos.

Galeria 18
Bowie 54, BR, 2024

“Meu trabalho é sobre olhar profundamente dentro de indivíduos, o que permite olhar profundamente dentro de si mesmo. Quando criança, cresci ponderando o que havia por trás das ações de alguém. Isso sempre me intrigou. Essa é a maior questão para os seres humanos.” Fala de Bradley Theodore para matéria para GQ em tradução livre.

Em uma busca entre o ‘eu’ externo, o ícone que todos conhecemos, e o ‘eu’ interno, a pessoa mortal por trás da figura pública, lifestyle e arte mesclam-se como parte da iconografia do artista, juntas, tornam-se as figuras universais e multicor dos seus trabalhos. Buscando inspiração em diversos continentes, da América Latina, Europa ao Japão, e em contato com diversos setores da arte, o artista não busca entre eles suas diferenças, mas sim o que existe em comum entre todos.

Galeria 18
Basquiat 54, BR, 2024

A mostra “The Dance”, brinca com universalidade da cor, do esqueleto, celebridades e ícones pop, com o que é multicultural para a sociedade contemporânea, uma época de grandes mídias e comunicação global.

Sobre o artista Bradley Theodore

Nascido nas Ilhas Turks and Caicos, Bradley Theodore é um artista contemporâneo que começou sua carreira na cidade de Nova Iorque. Ao se graduar na School of Visual Arts, começou a atuar na área de tecnologia, design e animação, onde sua carreira artística ganha força.

O ponto de partida de Theodore como artista foi adornar as ruas de Nova Iorque com vibrantes, e coloridos murais de esqueletos representando a “realeza” da cultura pop e da moda contemporânea.

Bradley Theodore é um artista multidisciplinar, cujo trabalho iconoclasta pode ser encontrado internacionalmente, em murais com mais de três metros nas ruas de Tokyo, Paris e Milão.

Galeria 18
BradleyTheodore


Evocando a universalidade da cor, do esqueleto e das celebridades, o artista transforma figuras amplamente conhecidas em esqueletos, ato que o artista chama de “an act of living” (em tradução livre: um ato de viver), embebendo-os em cores que, para ele, expressam emoções e experiências de vida.

Os retratos de Theodore põem lado a lado as características lendárias e mortais dos ícones modernos e contemporâneos e o tornou referência no cenário artístico e da alta moda na cidade de Nova Iorque.

O artista participou de colaborações criativas com artistas e marcas populares como: Puma, Waldorf Astoria, Haig Club, Moët, Rolls-Royce, Lego e Moleskine. Em 2016, Bradley foi o artista oficial da US Open, criando os quatro murais à mostra, foi o foco de um filme independente chamado “Becoming: Bradley Theodore”, que estreou no festival de Tribeca (Tribeca Film Festival). Em 2017, o Google convidou Theodore para o seu programa de residência artística (AiR), onde ele utilizou o Tilt Brush para criar sua arte em 3D. Em 2018, para o aniversário de 50 anos da Puma, Theodore criou o design de um tênis de edição limitada, gerando uma coleção completa de tênis, roupas e acessórios para a coleção de Primavera Verão 2019. Mais recentemente, em 2020, Theodore fez uma parceria com a LEGO como artista oficial para a campanha LEGO Dots, e criou uma série de garrafas de edição limitada para a HAIG Whisky e David Beckham. Em 2022 e 2023, fez por colaborações com Waldorf Astoria, Snapple e Project Zero.

Sobre a Galeria 18

A Galeria 18 nasceu para compartilhar arte num vívido espaço de convivência com o intuito de convidar as pessoas a fazerem parte dessa jornada.

Está situada na Rua Simpatia esquina com a Rua Harmonia, na Vila Madalena, São Paulo, em um prédio muito charmoso com paredes cinzas e janelas amplas, quebrando a imagem tradicional das paredes brancas.

Com uma seleção de artistas com vertentes diferentes possibilita ao público uma visão que arte deve provocar sentimentos plurais.

Apresenta arte contemporânea em vários suportes, com artistas renomados e em ascensão, para quem acredita que a arte é uma forma de expressão com trocas de experiências.

Serviço

Local: Galeria 18. Rua Simpatia 23, Vila Madalena – São Paulo/SP
Vernissage: 20/06/2024, 17h00 as 22h00
Período: 20/06 a 29/06 de 2024
Visitação: Terça a Sexta | 11h às 20h.
Sábado | 10h às 18h
ENTRADA GRATUITA

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários