Exposições e Eventos

Galeria Aliança Francesa, no RJ, abre exposição de Sebastião Salgado

Por Equipe Editorial - setembro 12, 2023
237 0
Pinterest LinkedIn

Sebastião Salgado, premiado fotógrafo mineiro de renome internacional, terá sua série “Êxodos” exposta na galeria Aliança Francesa, no Rio de Janeiro, até o dia 28 de outubro. A série conta com 30 fotografias, fruto de viagens realizadas durante o período de seis anos por mais de 40 países.

Dividida em cinco partes, a exposição apresenta imagens feitas na África, Américas e Ásia, incluindo uma sessão de retratos de migrantes e refugiados. Um amplo projeto de investigação fotográfica de Salgado, que não poupou esforços para retratar o mundo desigual e sub-humano dos refugiados.

Série “Êxodos” é uma das principais de Sebastião Salgado

“Êxodos” estreou no ano 2000, no Sesc Pompéia de São Paulo (SP), em grande formato, com 350 fotografias, a exibição de filmes documentários e debates sobre o tema em dezenas de países do mundo, passou por outras cidades brasileiras e países como França, Portugal, Espanha, Itália, EUA, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e outros.

Sebastião Salgado
Estação Church Gate, Bombaim, Índia,1995 © Sebastião Salgado

Nesta série fotográfica que entrará em cartaz na galeria Aliança Francesa, os 30 (trinta) clicks de Salgado mostrarão ao público, em preto e branco, um recorte desses deslocamentos populacionais de migrantes, refugiados e exilados, que tentam escapar da pobreza ou em dimensão global, pessoas em trânsito, sejam por questões políticas, sociais ou econômicas. Cidadãos que passaram pelo exílio ou foram obrigados a deixar suas casas e cidade natal, para morar em favelas ou campos de refugiados. Belas fotografias, que nos leva a refletir sobre o êxodo de diferentes povos, devido a guerras, pobreza e a luta pela sobrevivência.

Sebastião Salgado
Kakuma, Norte do Quênia,1993 © Sebastião Salgado

A exposição, para além de um trabalho artístico, é também uma tentativa de alerta e conscientização para o que ainda acontece ao nosso redor. Como finaliza Salgado em sua apresentação sobre a mostra, “temos a chave do futuro da humanidade, mas para poder usá-la temos de compreender o presente. Estas fotografias mostram parte desse presente. Não podemos nos permitir desviar os olhos.”
A relação do fotógrafo com a Aliança Francesa foi quando Sebastião Salgado começou a estudar o idioma com o sonho de conhecer a França.

“Eu devia ter entre 17 e 18 anos quando eu conheci a Aliança Francesa. Foi muito importante, porque eu queria ir à França. Eu tinha o sonho de ir para a França. E então eu comecei a aprender, a falar o francês na Aliança Francesa”, comenta o fotógrafo no documentário de TV5Monde.

Recentemente, Salgado participou do documentário que celebra os 140 anos da Aliança Francesa “Alliance(s) Française(s)”, de Jean-Pierre Bertrand, Antoine Rivière et Ronan Barbot, uma produção da Flair Production, em parceria com TV5Monde. De Paris à Pondichéry, passando pelo Rio, Buenos Aires ou Tsiroanomandidy, o filme registra um encontro com as mulheres e os homens que promovem a língua francesa e a cultura francófona no mundo. Com os testemunhos de Irina Bokova, Bernard Cerquiglini, Laurent Fabius, Julia Kristeva, Erik Orsenna, Sebastião Salgado…

Serviço

Exposição Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado
Período: até 28 de outubro
Horário de visitação: segunda à sexta: 11h – 20h / sábado: 09h-12h. Exceto feriados.
Local: Galeria Aliança Francesa Botafogo
Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, Rio de Janeiro.
Ingressos aqui

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários