Sebastião Salgado, premiado fotógrafo mineiro de renome internacional, terá sua série “Êxodos” exposta na galeria Aliança Francesa, no Rio de Janeiro, até o dia 28 de outubro. A série conta com 30 fotografias, fruto de viagens realizadas durante o período de seis anos por mais de 40 países.
Dividida em cinco partes, a exposição apresenta imagens feitas na África, Américas e Ásia, incluindo uma sessão de retratos de migrantes e refugiados. Um amplo projeto de investigação fotográfica de Salgado, que não poupou esforços para retratar o mundo desigual e sub-humano dos refugiados.
“Êxodos” estreou no ano 2000, no Sesc Pompéia de São Paulo (SP), em grande formato, com 350 fotografias, a exibição de filmes documentários e debates sobre o tema em dezenas de países do mundo, passou por outras cidades brasileiras e países como França, Portugal, Espanha, Itália, EUA, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e outros.
Nesta série fotográfica que entrará em cartaz na galeria Aliança Francesa, os 30 (trinta) clicks de Salgado mostrarão ao público, em preto e branco, um recorte desses deslocamentos populacionais de migrantes, refugiados e exilados, que tentam escapar da pobreza ou em dimensão global, pessoas em trânsito, sejam por questões políticas, sociais ou econômicas. Cidadãos que passaram pelo exílio ou foram obrigados a deixar suas casas e cidade natal, para morar em favelas ou campos de refugiados. Belas fotografias, que nos leva a refletir sobre o êxodo de diferentes povos, devido a guerras, pobreza e a luta pela sobrevivência.
A exposição, para além de um trabalho artístico, é também uma tentativa de alerta e conscientização para o que ainda acontece ao nosso redor. Como finaliza Salgado em sua apresentação sobre a mostra, “temos a chave do futuro da humanidade, mas para poder usá-la temos de compreender o presente. Estas fotografias mostram parte desse presente. Não podemos nos permitir desviar os olhos.”
A relação do fotógrafo com a Aliança Francesa foi quando Sebastião Salgado começou a estudar o idioma com o sonho de conhecer a França.
“Eu devia ter entre 17 e 18 anos quando eu conheci a Aliança Francesa. Foi muito importante, porque eu queria ir à França. Eu tinha o sonho de ir para a França. E então eu comecei a aprender, a falar o francês na Aliança Francesa”, comenta o fotógrafo no documentário de TV5Monde.
Recentemente, Salgado participou do documentário que celebra os 140 anos da Aliança Francesa “Alliance(s) Française(s)”, de Jean-Pierre Bertrand, Antoine Rivière et Ronan Barbot, uma produção da Flair Production, em parceria com TV5Monde. De Paris à Pondichéry, passando pelo Rio, Buenos Aires ou Tsiroanomandidy, o filme registra um encontro com as mulheres e os homens que promovem a língua francesa e a cultura francófona no mundo. Com os testemunhos de Irina Bokova, Bernard Cerquiglini, Laurent Fabius, Julia Kristeva, Erik Orsenna, Sebastião Salgado…
Exposição Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado
Período: até 28 de outubro
Horário de visitação: segunda à sexta: 11h – 20h / sábado: 09h-12h. Exceto feriados.
Local: Galeria Aliança Francesa Botafogo
Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, Rio de Janeiro.
Ingressos aqui
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…