Galeria Hugo França recebe a exposição “DENTRO/FORA”, de Frida Baranek, em Trancoso
A Galeria Hugo França, em parceria com a Galeria Raquel Arnaud, apresenta a exposição “DENTRO/FORA”, uma retrospectiva das obras de Frida Baranek. Curada por Marc Pottier, a mostra traça a trajetória da artista desde sua primeira exposição na Petite Galerie no Rio de Janeiro até suas influências e residências na Europa e Estados Unidos.
“DENTRO/FORA” explora a relação entre matéria e forma, utilizando materiais como tela de aço galvanizado, acrílico, vidro e metais variados. Inspirada pelo movimento “American Anti-Form” dos anos 1960 e por artistas como Eva Hesse e Robert Morris, Baranek cria esculturas que frequentemente permanecem no chão, evocando continuidade e transformação.
A exposição reflete a dualidade experienciada por Baranek em sua carreira nômade entre Brasil e Portugal, adaptando seu trabalho às mudanças culturais e pessoais. Suas obras testemunham a interação entre o “Dentro” íntimo da artista e o “Fora” dinâmico do ambiente, revelando um diálogo com a memória, a experiência e a mudança.
Os visitantes são convidados a contemplar as esculturas instaladas no ambiente amplo da Galeria Hugo França, que conecta genuinamente com a natureza ao redor, e o espaço emocional compartilhado por Baranek através de suas criações. Obras como “Fronteira”, “Ma Mémoire”, “Balance” entre outras, compõem a mostra.
Frida Baranek, artista contemporânea brasileira e internacional, continua a desafiar as fronteiras da escultura contemporânea em “DENTRO/FORA”, cuja abertura está marcada para 6 de julho.
Obras em Destaque
Sobre Frida Baranek
Frida Baranek trabalha predominantemente com escultura, mas também com gravura. Frequentemente utiliza materiais industrializados, tornando visível a contradição entre a impessoalidade da matéria e a delicadeza de suas esculturas.
Formou-se em Arquitetura pela USU, no RJ (1983) e fez mestrado em Desenho Industrial na Central Saint Martins, em Londres (2012).
Em 2013, o Museu de Arte Moderna do RJ apresentou a exposição “Confrontos”, uma retrospectiva do trabalho de Baranek. Participou de exposições como a Bienal de São Paulo (1989); Bienal de Veneza (1990); MOMA NY (1993), MAM de São Paulo (1995,1988); Museu Ludwig (2005), além de muitas outras. Faz parte de coleções como o National Museum of Women in the Arts ; MFA Houston, Frost Art Museum (EUA) assim como no “Ministere de la Culture, Fonds National d’Art Contemporain”, na França; MAM do RJ e SP; e o MAR.
Em 2019, foi uma das recipientes do prêmio da Joan Mitchell Foundation nos EUA. A Galeria Raquel Arnaud a representa desde 1990.
Sobre a Galeria Hugo França
A galeria Hugo França está sediada em Trancoso, no Sul da Bahia, na mesma área onde se encontra o Atelier Hugo França. Na margem da BA 0001 no entroncamento que dá acesso a Trancoso, a 7 Km do centro (quadrado histórico).
Um projeto de espaço pensado para abrigar exposições temporárias de artistas convidados, e intercâmbio com galerias que queiram expandir sua visibilidade em projetos aqui no sul da Bahia. A galeria foi projetada com um pé direito de 10m e área de 300m2, podendo abrigar obras de grandes dimensões, e seu entorno, gramados com áreas expositivas generosas.
Trancoso é um dos principais destinos turísticos brasileiro com um fluxo grande de estrangeiros, e um público frequentador de alto nível cultural. A galeria vem agregar ao turismo local um espaço onde possa ser mostrada a produção artística brasileira assim como receber artistas estrangeiros em residências artísticas.
Serviço
Exposição “DENTRO/FORA”, de Frida Baranek
Curadoria: Marc Pottier
Onde: Galeria Hugo França – Trancoso
*Rodovia BA 001 s/n, próximo ao trevo Trancoso/Caraíva
Abertura: 6 de Julho, 17h
Visitação: até 15 de setembro – seg–sex 10h–17h. sáb, dom e feriados somente com horário marcado
Leia também: Galatea Salvador apresenta “Bahia Afrofuturista: Bauer Sá e Gilberto Filho”