Exposições e Eventos

Galeria Hugo França recebe a exposição “DENTRO/FORA”, de Frida Baranek, em Trancoso

A Galeria Hugo França, em parceria com a Galeria Raquel Arnaud, apresenta a exposição “DENTRO/FORA”, uma retrospectiva das obras de Frida Baranek. Curada por Marc Pottier, a mostra traça a trajetória da artista desde sua primeira exposição na Petite Galerie no Rio de Janeiro até suas influências e residências na Europa e Estados Unidos.

“DENTRO/FORA” explora a relação entre matéria e forma, utilizando materiais como tela de aço galvanizado, acrílico, vidro e metais variados. Inspirada pelo movimento “American Anti-Form” dos anos 1960 e por artistas como Eva Hesse e Robert Morris, Baranek cria esculturas que frequentemente permanecem no chão, evocando continuidade e transformação.

A exposição reflete a dualidade experienciada por Baranek em sua carreira nômade entre Brasil e Portugal, adaptando seu trabalho às mudanças culturais e pessoais. Suas obras testemunham a interação entre o “Dentro” íntimo da artista e o “Fora” dinâmico do ambiente, revelando um diálogo com a memória, a experiência e a mudança.

Frida Baranek – Liminaridade 9 – 2019 – telas de aço galvanizado e madeira – 120 x 70 x 45 cm

Os visitantes são convidados a contemplar as esculturas instaladas no ambiente amplo da Galeria Hugo França, que conecta genuinamente com a natureza ao redor, e o espaço emocional compartilhado por Baranek através de suas criações. Obras como “Fronteira”, “Ma Mémoire”, “Balance” entre outras, compõem a mostra.

Frida Baranek – Sem título – 1991 – esferas de fios de ferro – 110 x 120 x 220 cm

Frida Baranek, artista contemporânea brasileira e internacional, continua a desafiar as fronteiras da escultura contemporânea em “DENTRO/FORA”, cuja abertura está marcada para 6 de julho.

Sobre Frida Baranek

Frida Baranek trabalha predominantemente com escultura, mas também com gravura. Frequentemente utiliza materiais industrializados, tornando visível a contradição entre a impessoalidade da matéria e a delicadeza de suas esculturas.

Formou-se em Arquitetura pela USU, no RJ (1983) e fez mestrado em Desenho Industrial na Central Saint Martins, em Londres (2012).

Em 2013, o Museu de Arte Moderna do RJ apresentou a exposição “Confrontos”, uma retrospectiva do trabalho de Baranek. Participou de exposições como a Bienal de São Paulo (1989); Bienal de Veneza (1990); MOMA NY (1993), MAM de São Paulo (1995,1988); Museu Ludwig (2005), além de muitas outras. Faz parte de coleções como o National Museum of Women in the Arts ; MFA Houston, Frost Art Museum (EUA) assim como no “Ministere de la Culture, Fonds National d’Art Contemporain”, na França; MAM do RJ e SP; e o MAR.

Em 2019, foi uma das recipientes do prêmio da Joan Mitchell Foundation nos EUA. A Galeria Raquel Arnaud a representa desde 1990.

Sobre a Galeria Hugo França

A galeria Hugo França está sediada em Trancoso, no Sul da Bahia, na mesma área onde se encontra o Atelier Hugo França. Na margem da BA 0001 no entroncamento que dá acesso a Trancoso, a 7 Km do centro (quadrado histórico).

Um projeto de espaço pensado para abrigar exposições temporárias de artistas convidados, e intercâmbio com galerias que queiram expandir sua visibilidade em projetos aqui no sul da Bahia. A galeria foi projetada com um pé direito de 10m e área de 300m2, podendo abrigar obras de grandes dimensões, e seu entorno, gramados com áreas expositivas generosas.

Trancoso é um dos principais destinos turísticos brasileiro com um fluxo grande de estrangeiros, e um público frequentador de alto nível cultural. A galeria vem agregar ao turismo local um espaço onde possa ser mostrada a produção artística brasileira assim como receber artistas estrangeiros em residências artísticas.

Serviço

Exposição “DENTRO/FORA”, de Frida Baranek
Curadoria: Marc Pottier
Onde: Galeria Hugo França – Trancoso
*Rodovia BA 001 s/n, próximo ao trevo Trancoso/Caraíva
Abertura: 6 de Julho, 17h
Visitação: até 15 de setembro – seg–sex 10h–17h. sáb, dom e feriados somente com horário marcado

Leia também: Galatea Salvador apresenta “Bahia Afrofuturista: Bauer Sá e Gilberto Filho”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago