Galeria Nonada SP inaugura exposição coletiva “DIADORIM”
Curadoria de Guilherme Teixeira Explora Identidade de Gênero e Pertencimento na Arte Contemporânea
A Galeria Nonada SP abre coletiva DIADORIM, sob curadoria de Guilherme Teixeira onde reúne 17 artistas em torno de 19 obras que exploram temas como corpo, inadequação, pertencimento e gênero, utilizando diversas técnicas e suportes, incluindo pintura, escultura, fotografia, desenho, objetos, videoarte, performance e instalações, atualizando questões conceituais do clássico “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, obra da qual a galeria tira seu nome e conceito. Vernissage no sábado, 22 de junho, às 11h, ficando em cartaz até 31 de agosto.
Diadorim, um personagem que se veste como homem para acompanhar os cangaceiros e proteger-se, traz à tona discussões contemporâneas sobre construção de gênero e performance social. Esta narrativa literária oferece um ponto de partida para a reflexão sobre identidades de gênero e seus desdobramentos na sociedade atual.
Guilherme Teixeira, o curador, é reconhecido por seu trabalho que atravessa temas de identidade, sexualidade e pertencimento. A seleção de um grupo diversificado de artistas possibilitou que trouxessem suas próprias perspectivas e experiências para a exposição. Esta abordagem pluralista permite uma ampla gama de interpretações e provocações sobre as temáticas abordadas.
Artistas
Ao todo, são 19 obras entre as técnicas: pintura, escultura, fotografia, desenho, objetos, videoarte, performance e instalações, em dimensões variadas.
Os artistas, Andre Barion, Andy Villela, Ana Matheus Abbade, Ana Raylander Martís dos Anjos, Amorí, Bruno Magliari, Rafaela Kennedy, Santarosa, Juno, Ode, Diambe, Daniel Mello, Domingos de Barros Octaviano, Linga Acácio, Flow Kontouriotis, Wisrah C. V. da Celestino e Nati Canto, trazem uma diversidade de estilos e abordagens. A pluralidade de técnicas e temas reflete o compromisso da NONADA em proporcionar um espaço para a diversidade artística e cultural.
Sobre a Galeria Nonada SP
NONADA, cujo nome deriva de um neologismo criado por Guimarães Rosa, tem como missão preencher lacunas na cena artística contemporânea, promovendo um espaço inclusivo e de experimentação. Seus fundadores, João Paulo, Ludwig, Luiz e Paulo, destacam que a NONADA é um espaço híbrido que acolhe, expõe e dialoga, oferecendo uma plataforma para trabalhos de alta qualidade que abordam temas políticos, identitários e de gênero, entre outros.
Obras em Destaque
Serviço
Exposição: DIADORIM
Artistas: André Barion, Andy Villela, Ana Matheus Abbade, Ana Raylander Martís dos Anjos, Amorí, Bruno Magliari, Rafaela Kennedy, Santarosa, Juno, Ode, Diambe, Daniel Mello, Domingos de Barros Octaviano, Linga Acácio, Flow Kontouriotis, Wisrah C. V. da Celestino, e Nati Canto
Curadoria: Guilherme Teixeira
Abertura: 22 de junho – sábado – às 11hs
Período: de 26 de junho a 31 de agosto de 2024
Local: NONADA SP – @nonada_nada
Endereço: Praça da Bandeira, 61 – Centro, São Paulo
Dias e Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, das 11h às 18h; sábado, das 11h às 15h