Galeria Paulo Darzé apresenta exposição “Arquétipos” de O Bastardo

A Galeria Paulo Darzé tem o prazer de anunciar a abertura da exposição “Arquétipos”, do artista O Bastardo, com curadoria e texto assinado pela renomada historiadora e escritora Lilia Schwarcz. A mostra foi inaugurada no dia 22 de julho.
Em “Arquétipos”, O Bastardo mergulha profundamente nas questões da ancestralidade negra, explorando seus desdobramentos simbólicos no presente. A série de obras transforma figuras ancestrais em portais temporais, tensionando a presença desses arquétipos em narrativas e corpos contemporâneos. Segundo Lilia Schwarcz, “Os corpos retratados projetam esse tempo porvir com os recursos que ontem lhes foram negados, mas que hoje são aqui cultivados, praticados, encarnados”.

A exposição reivindica uma linhagem construída pelo afeto, pela reinvenção e pela escuta ancestral, propondo um diálogo entre passado, presente e futuro. “Arquétipos” é um convite para revisitar e reimaginar as imagens fundadoras da diáspora africana e sua atualidade, fortalecendo o vínculo entre cultura, identidade e resistência.

A Galeria Paulo Darzé convida todos a participarem da abertura e a conhecerem esta poderosa e sensível reflexão sobre ancestralidade negra e seu impacto na arte contemporânea. A entrada é gratuita.
Sobre o artista O Bastardo
O Bastardo nasceu em 1997, em Mesquita, na Baixada Fluminense, e começou a se expressar com o spray nas mãos e o grafite nas ruas aos 15 anos, quando já ensaiava um diálogo artístico entre o íntimo e o coletivo. Entre memórias familiares e inquietações sociais, o artista foi traçando sua trajetória até as salas da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e da École des Beaux-Arts de Paris.
Obras em Destaque

Sua obra passeia por videoarte, pintura e suportes urbanos e é marcada por um gesto poético e político: dar visibilidade a novos protagonistas, reconfigurar imagens da população negra e romper com narrativas convencionais. Ao misturar vivência e estética, o artista transforma sua autobiografia em território de pertencimento, empoderamento e reinvenção.

Sobre a Galeria Paulo Darzé
Localizada na cidade de Salvador, Bahia, a Paulo Darzé Galeria é um dos principais espaços dedicados à arte contemporânea brasileira. Situada no Corredor da Vitória, entre a Orla e o Centro Histórico da cidade, a galeria conta com uma área de 600 m² distribuída em dois pavimentos, combinando iluminação natural e artificial em um ambiente climatizado.
A galeria apresenta exposições inéditas de artistas em destaque no cenário contemporâneo, promovendo uma programação consistente que valoriza pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, instalações e vídeos. Além disso, mantém uma atuação ativa em feiras nacionais e internacionais, consolidando-se como referência na difusão da arte brasileira contemporânea.
Serviço
Exposição “Arquétipos” de O Bastardo
Curadoria: Lilia Schwarcz
Data: de 22 de julho a 23 de agosto.
Local: Galeria Paulo Darzé. Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória. Salvador-BA
Leia também: A Galeria Hugo França, na Bahia, recebe ‘Ressonância’ de Florencio Yllana