“Habitar a paisagem”, de Flavia Fabbriziani: nova exposição na Galeria 18
A Galeria 18 abre, no dia 5 de agosto, a exposição individual “Habitar a paisagem” da artista Flavia Fabbriziani, com curadoria de Jurandy Valença. Reunindo mais de vinte obras, entre pinturas e assemblages, a mostra apresenta um aprofundar da pesquisa da artista sobre paisagem, memória e percepção.
Suas obras não buscam registrar um lugar específico, mas sim retratar a sensação de como a paisagem nos é assimilada. Em vez de representar paisagens, Flavia utiliza-a como ponto de referência para investigar as nuances da percepção. A artista constrói imagens que não estão completamente estabilizadas, mas ainda reconhecíveis, revelando a maneira que o mundo permanece na memória.

“[…] Entre o olhar e a matéria, entre o corpo e a paisagem. Na pintura de Flavia Fabbriziani a natureza e a paisagem assumem o papel de ser um espaço de pensamento; e nela percebe-se uma amálgama e, ao mesmo tempo, uma dissolução das fronteiras do que é representado. As formas vegetais, minerais e atmosféricas nunca aparecem completamente estabilizadas. Entre espaços naturais e aqueles que simulam a natureza, que criam simulacros, a artista [re]cria uma imaginação materializada em uma vegetação tropical […],” escreve Jurandy Valença no texto curatorial.

A leitura proposta por Jurandy Valença aproxima as obras do pensamento do filósofo Maurice Merleau-Ponty, trazendo a ideia de que a pintura não copia o mundo, mas na verdade, existe entre o observador e o objeto retratado. As obras são expostas como uma experiência contemplativa: sua relação sensorial entre luz, matéria e gesto, não pede ao público que reconheça um retrato da natureza nas pinturas, mas sim, a representação de como alguém a perceberia.

Os elementos da paisagem são construídos em campos de cor e camadas de tinta, que são sobrepostas, aguadas, cavadas ou apagadas, mantendo-se em um equilíbrio entre a figuração e a abstração. Nas assemblages, poesia e papéis pintados referenciam o hábito de se guardar flores em livros, criando um paralelo entre o relembrar e a ação do tempo.
Obras em Destaque

Em “Habitar a paisagem” Flavia parte de uma relação direta entre mente, matéria e pintura, dialogando entre o que é o mundo interior e exterior através da construção de camadas e a observação dos espaços em que habita. Suas pinturas constroem uma experiência que só se revela sob um olhar atento, pedindo um momento de contemplação para que se possa perceber a pintura, não apenas como imagem, mas como um espaço de construção da memória e da sensibilidade.
Sobre a Galeria 18
A Galeria 18 é uma galeria de arte contemporânea com uma seleção de artistas renomados e em ascensão, de diferentes vertentes, estilos e suportes.
Desde seu início, preocupa-se em criar e expandir relações dentro do mundo da arte, seja com os artistas, clientes ou espectadores, que encontram na 18 um ambiente receptivo, diferente da hostilidade hermética vista em outras galerias.
Seu time, com diversos artistas representados, oferece vários tipos de experimentações resultando em uma pluralidade visual e cultural que poucos locais possuem.
Serviço
Exposição “Habitar a paisagem”, de Flavia Fabbriziani
Local: Rua Simpatia 23, Vila Madalena – São Paulo/SP
Vernissage: 05/08/2026, 19h00 as 22h00
Período: 05/08 a 05/09 de 2026
Visitação: Terça a Sexta | 10h às 19h.
Sábado | 10h às 18h
ENTRADA GRATUITA

