O Inhotim, em curadoria conjunta com o Ipeafro, recebe, desde dezembro de 2021, o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, que ocupa a Galeria Mata em quatro atos (2021-2023). A partir de março de 2023, a exposição Terceiro Ato: Sortilégio apresenta ao público mais de 180 obras entre documentos, livros, trabalhos de Abdias e de artistas como Mestre Didi, Rubem Valentim, Melvin Edwards, Regina Vater, Emanoel Araujo, Hélio Oiticica e Anna Bella Geiger.
A exposição Terceiro Ato: Sortilégio, que inclui em seu título o nome da primeira peça teatral escrita por Abdias, em 1951, marca o princípio de sua produção artística ligada às tradições afro-diaspóricas, e apresenta um recorte de produções de Abdias Nascimento entre 1968 e 1981, período que marca o seu exílio quando o artista se torna referência da arte negra brasileira no exterior. Abdias estabelece uma mudança de paradigmas nas artes visuais, fundindo símbolos e linguagens das tradições afro-diaspóricas com as influências das paisagens e cenas por onde o artista transita.
Com um núcleo dedicado a Exu, Orixá da comunicação e guardião dos caminhos, a trajetória de Abdias se funde com as características da entidade, ao exercer esse papel essencial na difusão da arte negra brasileira no exterior e expandindo para a arte o entendimento do Candomblé como uma concepção de vida e filosofia do universo.
Parte das obras expostas na mostra é de artistas brasileiros(as) que marcavam presença na cena artística estrangeira, principalmente nos EUA, em Nova York, no mesmo período em que Abdias Nascimento esteve no país, interagindo com a sua paisagem e com o seu entorno, e mostrando um reconhecimento dos territórios por onde passaram.
O Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea localizado em Brumadinho (MG). Idealizado desde a década de 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, do solo ferroso de uma fazenda da região nasceu, em 2006, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Sua localização privilegiada – entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado –, e as paisagens exuberantes ao longo dos 140 hectares de visitação proporcionam aos visitantes uma experiência única que mescla arte e natureza. Cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.
Abdias Nascimento (1914-2011) já foi descrito como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Poeta, escritor, dramaturgo, artista visual e ativista pan-africanista, ele fundou o Teatro Experimental do Negro e o projeto Museu de Arte Negra.
Suas pinturas, largamente exibidas dentro e fora do Brasil, exploram o legado cultural africano no contexto do combate ao racismo. Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, ele foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Texto recolhido no site do Ipeafro.
Terceiro Ato: Sortilégio
A partir de 18/03 na Galeria Mata
Museu do Inhotim, Brumadinho – MG
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…