Exposições e Eventos

Inhotim inaugura exposição de Abdias Nascimento

A exposição "Terceiro Ato: Sortilégio", inaugura em 18 de março com mais de 180 obras de Abdias Nascimento

Por Equipe Editorial - março 11, 2023
313 0
Pinterest LinkedIn

O Inhotim, em curadoria conjunta com o Ipeafro, recebe, desde dezembro de 2021, o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, que ocupa a Galeria Mata em quatro atos (2021-2023). A partir de março de 2023, a exposição Terceiro Ato: Sortilégio apresenta ao público mais de 180 obras entre documentos, livros, trabalhos de Abdias e de artistas como Mestre Didi, Rubem Valentim, Melvin Edwards, Regina Vater, Emanoel Araujo, Hélio Oiticica e Anna Bella Geiger.

A exposição Terceiro Ato: Sortilégio, que inclui em seu título o nome da primeira peça teatral escrita por Abdias, em 1951, marca o princípio de sua produção artística ligada às tradições​ ​afro-diaspóricas, e apresenta um recorte de produções de Abdias Nascimento entre 1968 e 1981, período que marca o seu exílio quando o artista se torna referência da arte negra brasileira no exterior. Abdias estabelece uma mudança de paradigmas nas artes visuais, fundindo símbolos e linguagens das tradições afro-diaspóricas com as influências das paisagens e cenas por onde o artista transita.

Inhotim
Abdias Nascimento, Oxum em Êxtase. Acrílica sobre tela, 153 x 102 cm. Búfalo, EUA, 1975

Com um núcleo dedicado a Exu, Orixá da comunicação e guardião dos caminhos, a trajetória de Abdias se funde com as características da entidade, ao exercer esse papel essencial na difusão da arte negra brasileira no exterior e expandindo para a arte o entendimento do Candomblé como uma concepção de vida e filosofia do universo.

Parte das obras expostas na mostra é de artistas brasileiros(as) que marcavam presença na cena artística estrangeira, principalmente nos EUA, em Nova York, no mesmo período em que Abdias Nascimento esteve no país, interagindo com a sua paisagem e com o seu entorno, e mostrando um reconhecimento dos territórios por onde passaram.


Sobre o Inhotim

O Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea localizado em Brumadinho (MG). Idealizado desde a década de 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, do solo ferroso de uma fazenda da região nasceu, em 2006, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Sua localização privilegiada – entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado –, e as paisagens exuberantes ao longo dos 140 hectares de visitação proporcionam aos visitantes uma experiência única que mescla arte e natureza. Cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.


Sobre Abdias Nascimento

Abdias Nascimento (1914-2011) já foi descrito como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Poeta, escritor, dramaturgo, artista visual e ativista pan-africanista, ele fundou o Teatro Experimental do Negro e o projeto Museu de Arte Negra.

Inhotim
Foto por José Medeiros. Abdias Nascimento em cena de “Sortilégio” de Abdias Nascimento, 1957. Acervo Abdias Nascimento – IPEAFRO

Suas pinturas, largamente exibidas dentro e fora do Brasil, exploram o legado cultural africano no contexto do combate ao racismo. Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, ele foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Texto recolhido no site do Ipeafro.


Serviço

Terceiro Ato: Sortilégio
A partir de 18/03 na Galeria Mata
Museu do Inhotim, Brumadinho – MG

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários