Exposições e Eventos

Inhotim inaugura exposição de Abdias Nascimento

O Inhotim, em curadoria conjunta com o Ipeafro, recebe, desde dezembro de 2021, o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, que ocupa a Galeria Mata em quatro atos (2021-2023). A partir de março de 2023, a exposição Terceiro Ato: Sortilégio apresenta ao público mais de 180 obras entre documentos, livros, trabalhos de Abdias e de artistas como Mestre Didi, Rubem Valentim, Melvin Edwards, Regina Vater, Emanoel Araujo, Hélio Oiticica e Anna Bella Geiger.

A exposição Terceiro Ato: Sortilégio, que inclui em seu título o nome da primeira peça teatral escrita por Abdias, em 1951, marca o princípio de sua produção artística ligada às tradições​ ​afro-diaspóricas, e apresenta um recorte de produções de Abdias Nascimento entre 1968 e 1981, período que marca o seu exílio quando o artista se torna referência da arte negra brasileira no exterior. Abdias estabelece uma mudança de paradigmas nas artes visuais, fundindo símbolos e linguagens das tradições afro-diaspóricas com as influências das paisagens e cenas por onde o artista transita.

Abdias Nascimento, Oxum em Êxtase. Acrílica sobre tela, 153 x 102 cm. Búfalo, EUA, 1975

Com um núcleo dedicado a Exu, Orixá da comunicação e guardião dos caminhos, a trajetória de Abdias se funde com as características da entidade, ao exercer esse papel essencial na difusão da arte negra brasileira no exterior e expandindo para a arte o entendimento do Candomblé como uma concepção de vida e filosofia do universo.

Parte das obras expostas na mostra é de artistas brasileiros(as) que marcavam presença na cena artística estrangeira, principalmente nos EUA, em Nova York, no mesmo período em que Abdias Nascimento esteve no país, interagindo com a sua paisagem e com o seu entorno, e mostrando um reconhecimento dos territórios por onde passaram.


Sobre o Inhotim

O Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea localizado em Brumadinho (MG). Idealizado desde a década de 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, do solo ferroso de uma fazenda da região nasceu, em 2006, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Sua localização privilegiada – entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado –, e as paisagens exuberantes ao longo dos 140 hectares de visitação proporcionam aos visitantes uma experiência única que mescla arte e natureza. Cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.


Sobre Abdias Nascimento

Abdias Nascimento (1914-2011) já foi descrito como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Poeta, escritor, dramaturgo, artista visual e ativista pan-africanista, ele fundou o Teatro Experimental do Negro e o projeto Museu de Arte Negra.

Foto por José Medeiros. Abdias Nascimento em cena de “Sortilégio” de Abdias Nascimento, 1957. Acervo Abdias Nascimento – IPEAFRO

Suas pinturas, largamente exibidas dentro e fora do Brasil, exploram o legado cultural africano no contexto do combate ao racismo. Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, ele foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Texto recolhido no site do Ipeafro.


Serviço

Terceiro Ato: Sortilégio
A partir de 18/03 na Galeria Mata
Museu do Inhotim, Brumadinho – MG

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Lasar Segall : 5 curiosidades sobre o artista

Lasar Segall nasceu em 1889, em Vilna, capital da atual República da Lituânia, na época…

15 horas ago

Arte Povera: A transformação de materiais cotidianos em arte

Arte Povera, definição italiana para “arte pobre” ou “arte empobrecida”, foi um dos movimentos de…

15 horas ago

Naturezas-mortas no século de ouro holandês

O período grandioso e produtivo da arte holandesa, conhecido por Século de Ouro dos Países…

16 horas ago

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

2 dias ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

3 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

3 dias ago