Exposições e Eventos

Instituto Inhotim inaugura Galeria Yayoi Kusama 

Novo espaço no museu e jardim botânico recebe duas instalações imersivas da multiartista japonesa Yayoi Kusama: "I'm Here, But Nothing" e "Aftermath of Obliteration of Eternity"

Por Thais de Albuquerque - junho 26, 2023
94 0
Pinterest LinkedIn

O Instituto Inhotim inaugura, a partir do dia 15 de julho, a sua vigésima galeria permanente, dedicada a Yayoi Kusama (Matsumoto, Japão, 1929), uma das mais renomadas e emblemáticas artistas da atualidade. A Galeria Yayoi Kusama irá abrigar duas de suas obras, pertencentes à Coleção do Instituto Inhotim.

O projeto arquitetônico da Galeria Yayoi Kusama foi desenvolvido pelos arquitetos Fernando Maculan (MACh) e Maria Paz (Rizoma), com uma área de 1.436,97 m², localizada no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas. Já o projeto paisagístico que compõe a Galeria Yayoi Kusama foi realizado coletivamente pela equipe do jardim botânico do Inhotim.

Galeria Yayoi Kusama

Yayoi Kusama é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho caracterizado por uma imaginação cativante, com diversidade de suportes e linguagens, sobretudo nas instalações imersivas, que convidam o espectador a adentrar em seu universo, aguçando a sua percepção. Happenings, performances, pinturas, esculturas, instalações, trabalhos literários e filmes fazem parte do acervo criativo da multiartista. A participação coletiva em suas instalações de imersão dá sentido às suas obras, concretizando uma experiência sem limites, sem bordas, com cores, contrastes, luzes e sombras.

Obras presentes na Galeria Yayoi Kusama: Aftermath of Obliteration of Eternity (2009), espelho, madeira, plástico, acrílico, LED, alumínio. I’m Here, But Nothing (2000), adesivos, lâmpadas fluorescentes ultravioletas, mobília, objetos domésticos, dimensões variáveis.

Sobre o Inhotim

Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea localizado em Brumadinho (MG). Idealizado desde a década de 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, do solo ferroso de uma fazenda da região nasceu, em 2006, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Sua localização privilegiada – entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado –, e as paisagens exuberantes ao longo dos 140 hectares de visitação proporcionam aos visitantes uma experiência única que mescla arte e natureza. Cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.

Serviço

Inauguração da Galeria Yayoi Kusama no Instituto Inhotim
Data de inauguração: 15 de julho de 2023, sábado.
Localização: Eixo Laranja, G24, Instituto Inhotim. Brumadinho – MG.

Leia também – Yayoi Kusama: sua criação artística e a esquizofrenia

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários