Exposições e Eventos

MAM São Paulo abre novos cursos de história da arte

Cursos debatem as semelhanças entre as artes incoerentes e vanguardas artísticas, além de refletir sobre a ideia de cura ou transformação por meio da produção e apreciação de diversas expressões artísticas

Por Equipe Editorial - novembro 8, 2023
419 0
Pinterest LinkedIn

O MAM São Paulo (Museu de Arte Moderna de São Paulo) promove, entre novembro e dezembro de 2023, novos cursos a fim de promover o diálogo e a reflexão sobre as histórias da arte e temas contemporâneos. Ministrados por profissionais renomados das áreas de história e crítica da arte, literatura, artes visuais, entre outros, os cursos são indicados tanto para iniciantes como para especialistas no assunto.

O curso online Artes incoerentes: cubismo, dadaísmo, abstracionismo e surrealismo, apresentado pelo professor Denis Molino, visa apresentar os principais membros do grupo “artes incoerentes”, levando em consideração documentos da época, como textos de jornais e catálogos de exposições, além de depoimentos dos próprios artistas e análises das poucas obras que sobreviveram. E, também, destacar as semelhanças entre as Artes Incoerentes e certas vanguardas artísticas, como os Dadaístas e Surrealistas.

Também 100% online, o curso A arte cura?, ministrado pela professora Katia Canton, busca explorar narrativas diversas relacionadas ao tema “a arte como cura”, percorrendo construções que articulam a ideia de cura ou transformação por meio da produção e apreciação de diversas expressões artísticas.

Os dois cursos estão disponíveis para inscrição no site do MAM (https://mam.org.br/curso/). Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto, estudantes, professores e aposentados têm 10%.

Confira a programação completa

A ARTE CURA? com Katia Canton

Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final.
Dias 24 de novembro e 01, 08 e 15 de dezembro, sextas-feiras, das 18h às 20h
4 encontros | Investimento: R$ 350,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/a-arte-cura-com-katia-canton

O postulado da arte como cura tem se destacado cada vez mais nas discussões contemporâneas, especialmente após a pandemia. Mas de que tipo de cura estamos falando, e a que arte estamos nos referindo?

Partindo destas perguntas, este curso teórico busca explorar narrativas diversas relacionadas a esse tema, percorrendo construções que articulam a ideia de cura ou transformação por meio da produção e apreciação de diversas expressões artísticas. As quatro aulas propostas servirão como estruturas panorâmicas para estimular debates sobre as diferentes interpretações do termo “cura”, analisando a arte de uma maneira transdisciplinar.

Este curso está aberto a todos os interessados no assunto, não sendo necessário possuir conhecimentos prévios para participar das aulas.

Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura. Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que se interesse pelo tema, o curso não exige conhecimento prévio.

Programa

Aula 1
Arte-cura e o zeitgeist do agora
Estética, cuidado de si, política e liberdade
Narrativas enviesadas de um uso da arte em pesquisas recentes nas áreas de saúde e neurociência
O surgimento da neuroestética e seus desdobramentos
Reflexões pós-pandêmicas sobre os lugares da arte

Aula 2
Uma pequena história da arte como história de cura e transcendência
A Grécia Antiga e seus métodos de cura

Aula 3
O pioneirismo de Osório César
A revolução de Nise da Silveira
O surgimento da arte-terapia e suas interfaces com a arte-educação: experiências, invenções e a arte como política de liberdade

Aula 4
Apresentação de artistas, inventores-sobreviventes, protagonistas de uma arte curativa: olhando para a produção de Hilma von Klimt, Leonora Carrington, Jean Dubuffet, Arthur Bispo do Rosário, Aurora Cursino, Ann Halprin, Maria Fux, Marina Abramović, Lygia Clark, Tunga, Ernesto Neto, entre outros.

Sobre a professora

Katia Canton é artista visual, escritora, psicanalista, professora e curadora. Estudou arquitetura, dança e formou-se jornalista pela ECA USP, em São Paulo. Também estudou literatura e civilização francesas no curso de estudos superiores dado pela Aliança Francesa juntamente com a Universidade de Nancy II. Em 1984 transferiu-se para Paris, com uma bolsa de estudos de dança moderna no estúdio Peter Goss.

Seu trabalho artístico é multimídia, incluindo desenho, pintura, fotografia e objetos, e conceitualmente se liga a questões sobre sonho, desejos e narrativas. Tem realizado exposições em museus, galerias e instituições culturais no Brasil e no exterior, desde 2008.

Como autora, além de escrever livros sobre arte, criou mais de 50 livros ilustrados para o público infantil e juvenil, tendo recebido vários prêmios, no Brasil e no exterior. Entre eles, recebeu por três vezes o prêmio Jabuti, prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


ARTES INCOERENTES: CUBISMO, DADAÍSMO, ABSTRACIONISMO E SURREALISMO com Denis Molino

Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado.
Contempla certificado no final

Dias 06, 13 e 27 de novembro e 04, 11 e 18 de dezembro, segundas-feiras, das 19h às 21h |
6 encontros | Investimento: R$ 520,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/artes-incoerentes-cubismo-dadaismo-abstracionismo-surrealismo-com-denis-molino

As “Artes Incoerentes” referem-se a um grupo inusitado de jovens artistas, desde caricaturistas até teatrólogos, que deixaram sua marca no cenário cultural de Paris nos anos 1880 por meio de exposições cheias de comédia e iconoclastia. Nessas exposições, pinturas, esculturas e desenhos muitas vezes se misturavam com materiais e suportes incomuns, posteriormente conhecidos como “técnica mista”. Curiosamente, os Incoerentes, liderados por Jules Lévy, não são mencionados nos manuais de história da arte, sendo completamente desconhecidos no Brasil e ainda pouco discutidos na França até hoje.

Este curso visa apresentar os principais membros do grupo “artes incoerentes, levando em consideração documentos da época, como textos de jornais e catálogos de exposições, além de depoimentos dos próprios artistas e análises das poucas obras que sobreviveram. E, também, destacar as semelhanças entre as Artes Incoerentes e certas vanguardas artísticas, como os Dadaístas e Surrealistas.

Dividido em seis encontros, sendo os três primeiros focados na discussão sobre os Incoerentes e suas práticas. Durante essas sessões, serão examinadas as cerca de meia dúzia de exposições do grupo, que contaram com a participação de mais de quinhentos artistas. Os três últimos encontros serão dedicados a investigar as inovações introduzidas pelos Incoerentes em artistas tão diversos quanto Picasso, Maliévitch, Duchamp, Picabia e Yves Klein, entre outros

Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura.
Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender mais sobre a história da arte. O curso não exige conhecimento prévio.

Sobre o professor

Denis Molino é doutor e mestre em Filosofia pela USP. Foi curador-assistente do MASP (2008 – 2014) e fez a curadoria do Acervo Artístico da Câmara Municipal de São Paulo (2016). Como professor de história da arte e de mitologia greco-latina, tem ministrado cursos em diversos museus desde de 2007. Atua também como palestrante em centros culturais, galerias e ateliês de arte.


Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

Serviço

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Cursos de novembro no MAM
Inscrições disponíveis pelo site

Leia também: No Mês da Consciência Negra, Diego Mouro abre individual no Museu Afro Brasil

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários