Exposições e Eventos

MAR prorroga exposição que homenageia Clara Nunes

A exposição em homenagem a Clara Nunes em cartaz no Museu de Arte do Rio teve seu período de exposição prorrogada. A mostra apresenta ao público uma leitura contemporânea da intérprete que marcou a música brasileira, abordando a relação da artista com o Rio de Janeiro, em especial a região da zona portuária. Com cerca de 50 obras, a mostra conta com fotografias inéditas da cantora registradas pelo fotógrafo Wilton Montenegro no Morro da Saúde, localizado na Pequena África.

Exposição retrata estética e representação de Clara Nunes na cultura brasileira

Com um legado que atravessa gerações, Clara Nunes é uma das cantoras mais importantes da música brasileira. A mostra dá uma atenção especial à estética afro-brasileira, e também explora a conexão de Clara Nunes com o Jongo da Serrinha, a Escola de Samba Portela, além de sua viagem à Angola, apresentando assim uma visão ampla da trajetória da artista.

Imagem da Exposição em homenagem a Clara Nunes no Museu de Arte do Rio (MAR)

Além das fotografias, a exposição conta com duas obras inéditas de dois artistas contemporâneos: Pandro Nobã e Panmela Castro. A peça de Nobã é uma instalação artística criada a partir de objetos e figuras relacionados à ancestralidade negra e à figura do preto velho, dialogando também com o imaginário do Jongo da Serrinha e das religiões de matriz africana. Já a obra de Panmela é um espelho onde o visitante poderá se ver no rosto de Clara Nunes.

A exposição tem curadoria de Marcelo Campos, Curador-Chefe do MAR, Amanda Bonan, Gerente de Curadoria do MAR e Marlon de Souza, Curador do Instituto Clara Nunes.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e da Nadir Figueiredo.


Serviço

“Clara Nunes”
Até: 19 de março de 2023
Local: Foyer da Escola do Olhar – 5º andar
Entrada Gratuita
Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5 – Centro
Funcionamento: quinta-feira a domingo, das 11h às 17h


Leia também: MAM Rio abre inscrições para a Residência “Territórios Curatoriais”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Venda de reproduções: A nova solução para artistas

Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…

22 horas ago

Emanoel Araujo: vida, obra e legado

Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…

22 horas ago

“O Olho da Noite”, a próxima grande exposição internacional do Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta “O Olho da Noite”, do artista francês Jean-Michel Othoniel.…

22 horas ago

Galeria Alma da Rua I apresenta “Raízes do Sentir: Conexões e Reflexos no Espaço do Feminino”

A Galeria Alma da Rua I apresenta "Raízes do Sentir – Ecos, Reflexos e Conexões"…

23 horas ago

Exposição no Centro Cultural Fiesp celebra o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, será feriado em todo território nacional…

23 horas ago

Galeria 18 inaugura a coletiva “18. sine qua non”, com seus artistas representados

A Galeria 18 anuncia a sua última exposição do ano, que fica em cartaz de…

3 dias ago