Exposições e Eventos

MAR prorroga exposição que homenageia Clara Nunes

Mostra com fotos inéditas da artista ficam em cartaz até 19 de março. Prorrogação faz parte das comemorações dos 10 anos do Museu de Arte do Rio

Por Equipe Editorial - março 6, 2023
377 0
Pinterest LinkedIn

A exposição em homenagem a Clara Nunes em cartaz no Museu de Arte do Rio teve seu período de exposição prorrogada. A mostra apresenta ao público uma leitura contemporânea da intérprete que marcou a música brasileira, abordando a relação da artista com o Rio de Janeiro, em especial a região da zona portuária. Com cerca de 50 obras, a mostra conta com fotografias inéditas da cantora registradas pelo fotógrafo Wilton Montenegro no Morro da Saúde, localizado na Pequena África.

Exposição retrata estética e representação de Clara Nunes na cultura brasileira

Com um legado que atravessa gerações, Clara Nunes é uma das cantoras mais importantes da música brasileira. A mostra dá uma atenção especial à estética afro-brasileira, e também explora a conexão de Clara Nunes com o Jongo da Serrinha, a Escola de Samba Portela, além de sua viagem à Angola, apresentando assim uma visão ampla da trajetória da artista.

Exposição Clara Nunes
Imagem da Exposição em homenagem a Clara Nunes no Museu de Arte do Rio (MAR)

Além das fotografias, a exposição conta com duas obras inéditas de dois artistas contemporâneos: Pandro Nobã e Panmela Castro. A peça de Nobã é uma instalação artística criada a partir de objetos e figuras relacionados à ancestralidade negra e à figura do preto velho, dialogando também com o imaginário do Jongo da Serrinha e das religiões de matriz africana. Já a obra de Panmela é um espelho onde o visitante poderá se ver no rosto de Clara Nunes.

A exposição tem curadoria de Marcelo Campos, Curador-Chefe do MAR, Amanda Bonan, Gerente de Curadoria do MAR e Marlon de Souza, Curador do Instituto Clara Nunes.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e da Nadir Figueiredo.


Serviço

“Clara Nunes”
Até: 19 de março de 2023
Local: Foyer da Escola do Olhar – 5º andar
Entrada Gratuita
Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5 – Centro
Funcionamento: quinta-feira a domingo, das 11h às 17h


Leia também: MAM Rio abre inscrições para a Residência “Territórios Curatoriais”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários