Exposições e Eventos

MASP inaugura três exposições em fevereiro

O Masp apresenta duas exposições em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna: “Abdias Nascimento: um artista panamefricano” e “Volpi Popular”. Embora Abdias e Volpi não tenham participado da Semana de 22, ambos são figuras representativas na arte moderna brasileira. Além disso, a “Sala de Vídeo: Letícia Parente” reúne cinco obras fundamentais da artista, propondo o aprofundamento em produções audiovisuais no âmbito da produção artística.

Abdias Nascimento: um artista panamefricano

Abdias Nascimento (1914–2011), artista, intelectual, ativista político, dramaturgo, ator, escritor e diretor, que foi uma figura multifacetada e fundamental da história do Brasil ganhará mostra monográfica no MASP. Intitulada Abdias Nascimento: um artista panamefricano, trata-se de uma exposição fundamental em torno de sua produção artística e enfatiza sua contribuição para a pintura brasileira.

Abdias Nascimento, “Okê Oxóssi” (1970)

A mostra reúne cerca de 60 trabalhos e enfatiza o repertório de ideias, cores e formas do movimento pan-africanista, com noções, fontes e imaginário ladino-amefricano – como cunhou Lélia Gonzalez (1935–1994) para se referir à experiência negra na América Latina. 

A mostra tem curadoria de Amanda Carneiro, curadora assistente e Tomás Toledo, curador-chefe do MASP.

Serviço

Exposição ABDIAS NASCIMENTO: UM ARTISTA PANAMEFRICANO
Data: De 25/02 a 05/06/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.


Volpi Popular

Alfredo Volpi (Luca, Itália, 1896 – São Paulo, Brasil, 1988) é um artista central da arte brasileira do século 20 e sua pintura é caracterizada por um repertório único de experiências e influências que mesclam tradições modernas e populares, incluindo interesses como: o trabalho artesanal, as festas populares, os temas religiosos e as fachadas da arquitetura colonial e vernacular brasileira. 

Volpi “Fachada com Bandeiras” (1959)

A mostra, com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Tomás Toledo, curador-chefe do MASP, abrange diversos períodos da carreira do artista e contará com cerca de 100 pinturas.

A exposição está organizada em torno do contínuo interesse de Volpi pelos temas do imaginário popular brasileiro e estruturada em seções temáticas, como paisagens do campo e do mar; fachadas; bandeiras e mastros; representações religiosas; festas populares; e retratos.

Acompanhando a mostra, será publicado o mais amplo catálogo sobre o artista num único volume, com ilustrações de todas as obras exibidas e mais.

Serviço

Exposição: VOLPI POPULAR
Data: De 25/02 a 05/06/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.


Sala de Vídeo: Letícia Parente

A trajetória artística de Letícia Parente (Salvador, Bahia, 1930 – Rio de Janeiro, 1991) teve início após vários anos de formação no campo da ciência, no qual obteve o doutorado em química. Seu interesse pela arte rapidamente a colocou em contato artistas como Anna Bella Geiger, Ana Vitória Mussi e Sonia Andrade, entre outros, com quem ela compartilhou ideias e, acima de tudo, a convicção de que, por meio da arte, poderiam encontrar um espaço favorável à liberdade de expressão no contexto de uma ditadura civil-militar repressiva (1964-85). O grupo, que experimentou diversas técnicas, incluindo vídeo, acabou se tornando pioneiro desta mídia no Brasil.

Leticia Parente “Marca Registrada” (1975)

Esta exposição, curada por María Inés Rodríguez, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea do MASP, apresenta uma seleção de cinco vídeos representativos e fundamentais para se entender o trabalho de Parente. Com uma grande austeridade de recursos, o corpo, a casa, o guarda-roupa e o próprio enquadramento da tela de projeção se tornam espaços metafóricos para falar de uma condição humana, feminina e socialmente determinada a viver confinada sob parâmetros estabelecidos por um sistema patriarcal, ditatorial e restritiva.

Serviço

SALA DE VÍDEO: LETÍCIA PARENTE
Data: De 25/02 a 24/04/2022
Local: MASP
Compre seu ingresso aqui.

Leia também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

19 horas ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

19 horas ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

19 horas ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

20 horas ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

20 horas ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

20 horas ago