Museu Casa de Portinari em SP ganha galeria multimídia
Com acesso gratuito, a iniciativa cria um novo circuito dentro museu que, além de projetar mais de 5.300 obras catalogadas, ainda vai trazer informações sobre as diversas fases da história do artista
O Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), inaugurou em 22 de dezembro de 2022, uma Galeria Multimídia que vai exibir a obra completa do pintor Candido Portinari (1903-1962). A iniciativa celebra o aniversário do artista que, se estivesse vivo, completaria 119 anos em 29 de dezembro.
Na prática, a Galeria Multimídia agregou um novo percurso ao museu, que começa na sala onde foram instalados quatro projetores de alta resolução. Os equipamentos vão exibir, permanentemente e em ordem cronológica, nas paredes, as mais de 5.300 criações de Candido Portinari registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra do artista cuja fase produtiva foi de 1914 à 1962, quando ele morreu intoxicado pelas próprias tintas.
A segunda etapa do percurso é o ambiente onde foi instalado um totem interativo que exibe uma coletânea com cerca de 200 obras emblemáticas de Portinari, entre elas, as das séries “Músicos e Casamentos”, “Chorinho”, “Frevo”, “Paisagens de Brodowski”, “Jogos Infantis”, “Circo”, “Trabalho no Campo”, “Jangadas e Pescadores”, “Tipos Étnicos”, “Cangaceiros”, “Fauna e Flora”, “Descobrimento”, “Ciclos Econômicos”, “Arte Sacra” e “Retirantes”, além de obras únicas do pintor como a conhecida “Tiradentes”.
O circuito termina na sala de painéis interativos com a linha do tempo da vida e obra de Candido Portinari, espaço que já existia no museu, mas que passa a integrar a Galeria Multimídia. Nesse ambiente também há jogos interativos que ensinam e testam a memória do visitante.
Visitação
O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Obras em Destaque
Leia também:
Frida Kahlo e Banksy: São Paulo recebe duas Exposições Imersivas em fevereiro