Exposições e Eventos

Museu do Amanhã, no RJ, lança edital de residência artística

O Museu do Amanhã, em parceria com o Instituto Da Hora (IDH), convida o público apaixonado por arte e tecnologia para a Residência Artística Tecnologia Afetiva.

Lançamento

Na abertura online, dia 27 de maio, um grupo formado por Nina da Hora, cientista da computação e diretora executiva do IDH; Andreza Delgado, cocriadora da PerifaCon; Luciana Rodrigues, professora da UFRGS e coordenadora do Coletivo bell hooks: formação e políticas do cuidado; Camilla Rocha Campos, curadora, diretora artística, escritora e mentora do projeto, além do artista sonoro e educador Negalê Jones convidaram a pensar sobre os temas que serão abordados este ano. Na ocasião, foi lançado o edital de chamamento dos artistas — cujas inscrições abrirão em breve —, com linguagem democrática para garantir amplo acesso à informação. Também foi disponibilizada uma playlist de conteúdo que unifica artigos e referências com o objetivo de preparar os candidatos às vagas da Residência Artística, além do Spatial, espaço virtual onde o público pôde acompanhar toda a construção do projeto.

Sobre a Residência Artística

A Residência Artística Tecnologia Afetiva tem como ponto de partida dois livros da escritora e ativista Bell Hooks: “Tudo Sobre o Amor” e “Ensinando a Transgredir”. Os artistas serão convidados a explorar as relações entre tecnologia e arte a partir de uma lente afetiva, por meio de projetos que visem a integração de saberes e culturas tradicionais com tecnologias contemporâneas.

“Acreditamos que as tecnologias podem ser usadas de forma afetiva, cuidadosa. Esse programa visa promover o acesso a ferramentas, conceitos e ideias, de modo a impactar artistas de todo o Brasil, para que possam, no segundo momento, realizar seus trabalhos que versem com os eixos do museu: sustentabilidade, convivência e inovação”, afirma Clelio de Paula, gerente do Laboratório de atividades do Amanhã – LAA.

A residência de 2024 será dividida em quatro etapas. A primeira é o próprio evento de abertura online; em seguida, o ciclo de aprofundamento composto por seis workshops destinados ao público em geral. A terceira etapa é dividida em duas fases: online, de 23 de setembro a 4 de outubro, e presencial, de 7 a 18 de outubro, no espaço maker do Laboratório de Atividades do Amanhã, onde os artistas selecionados terão a oportunidade de explorar, colaborar e debater a relação entre arte, tecnologia e sociedade. Por fim, a quarta e última etapa: o lançamento de um filme com o resultado dos trabalhos realizados pelos residentes durante esse processo.

Workshops gratuitos

Poucos dias após a abertura, a partir de 3 de junho, começam os workshops gratuitos que ocorrem semanalmente até meados de julho. O primeiro deles será ministrado por Luciana Rodrigues, e tem como tema “Ética Amorosa”, focado na obra de Bell Hooks. Já no dia 10, Paulinho Sacramento discute questões relacionadas a “Audiovisual”, enquanto em 17 de junho, o tema será “Sonoridade e Bioeletricidade”, apresentado por Negalê Jones. Encerrando o mês, dia 24, Walla Capelobo discorre sobre “Tecnologias Ancestrais”. Em 1° de julho, o tema será “Transmídia”, ministrado por biarritzzz e, em 8 de julho, é a vez de UÝRA refletir em torno de “Arte e Memória”.

“Neste projeto, almejo explorar como o amor, conforme definido por Bell Hooks — uma amálgama de cuidado, compromisso, conhecimento, responsabilidade e respeito — pode servir como um antídoto poderoso contra as divisões exacerbadas pela guerra e conflitos globais. Acreditamos que, ao integrar esses princípios no coração da tecnologia e da arte, podemos cultivar uma maior compreensão e conexão humana. Esta residência artística não é apenas uma oportunidade para inovação e expressão criativa, mas um chamado urgente para reimaginar nossas interações sociais e tecnológicas através da lente do amor e da empatia, oferecendo assim uma resposta vital e construtiva aos desafios impostos por um mundo frequentemente dividido pelo conflito e pela hostilidade”, afirma Nina da Hora, diretora executiva e fundadora do Instituto Da Hora.

O Arte do Amanhã faz parte do calendário anual do Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA, espaço de experimentação, inovação e prototipagem em arte, ciência e tecnologia do Museu do Amanhã. A primeira edição aconteceu em 2023 em parceria com o Instituto Ling, com Batman Zavareze como curador convidado.

Sobre o Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, conta ainda com apoio de Bloomberg, Colgate, EGTC, EY, Granado, Rede D’Or, TechnipFMC e White Martins. Além da DataPrev apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia Amil Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí e Assessoria Jurídica feita pela Luz e Ferreira Advogados.

Serviço

Arte do Amanhã 2024 no Museu do Amanhã
Residência Híbrida
Online: de 23 de Setembro a 4 de Outubro de 2024.
Presencial: de 7 a 18 de Outubro de 2024, no espaço maker do Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA. Rio de Janeiro-RJ

Leia também: Galeria Nonada ZN inaugura 2 exposições simultâneas

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

12 curiosidades sobre Alfredo Volpi que vão ajudá-lo a entender o artista

Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…

1 hora ago

Curiosidades sobre Anita Malfatti e a Semana de Arte Moderna

Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…

1 hora ago

Rosana Paulino: biografia e trajetória

Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…

3 dias ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

3 dias ago

SPPARIS celebra 3 anos de moda e ativismo na Galeria Alma da Rua II

SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…

3 dias ago

Galeria Andrea Rehder comemora 15 anos com exposição inédita de César Oiticica Filho

A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…

3 dias ago