Exposições e Eventos

Museu Oscar Niemeyer participa da Semana Nacional de Museus

A partir de 17 de maio, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, realiza uma programação especial que faz parte da 20ª Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Neste ano, o tema é “O Poder dos Museus”, seguindo a proposta do Conselho Internacional de Museus (ICOM), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

No MON, a primeira atividade do cronograma será uma mediação na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”. A partir de uma conversa com os participantes, a atividade propõe uma análise sobre a importância da coleção de arte africana, que recentemente passou a fazer parte do acervo do MON. A mediação será gratuita, mediante inscrição, e acontecerá no dia 17, das 14h às 15h30.

Peça da exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”.

No dia 18, às 14h, haverá uma oficina artística especial: “As Formas da Fauna: Criação de Máscaras”, mediante inscrição. A partir da observação da fauna do continente africano e das máscaras presentes na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, a oficina propõe a criação de máscaras, utilizando técnicas de recorte, colagem e pintura.

No dia 19, às 10h, haverá uma palestra com o arquiteto e artista participante da exposição “Afinidades”, Fernando Canalli. A palestra “Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem” é gratuita, mediante inscrição.

Ele irá abordar a instalação que faz parte da exposição “Afinidades”, em cartaz na Sala 7 do MON. Ao utilizar espelhos estrategicamente dispostos para mediar um diálogo caleidoscópico com uma obra de Franz Krajcberg e uma porta africana utilizada em rituais, Canalli obteve um surpreendente resultado com a obra.

Para encerrar a programação, no dia 20, às 14h, haverá uma mediação gratuita com a equipe do Educativo do MON, na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, mediante inscrição.

Peça da exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”

A proposta da mediação será analisar as peças de arte asiática presentes na coleção, criando, em conjunto com os participantes, diálogos capazes de refletir nossas percepções sobre o Ocidente. 


Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Museu Oscar Niemeyer. Foto: Marcello Kawase

Serviço

Mediação com a Equipe do Educativo na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”

17/5 – 14h às 15h30

Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAfrica  

Oficina especial “20ª Semana Nacional dos Museus”  “As Formas da Fauna: Criação de Máscaras”

18/5 – 14h às 16h

Inscrição: bit.ly/SNMoficinaAfrica

Palestra “Afinidades”, com Fernando Canalli  Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem

19/5 – 10h às 12h

Inscrição: bit.ly/SNMpalestraAfinidades

Mediação na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”

20/5 – 14h às 15h30

Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAsia


Leia também!

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Recent Posts

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

15 horas ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

19 horas ago

MAC Niterói apresenta exposição coletiva “Outras paisagens”

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói, no Rio de Janeiro) apresenta…

19 horas ago

O David de Michelangelo era para ser Hércules, saiba o por quê

O bloco de mármore que se transformou na escultura de David por Michelangelo em 1504…

22 horas ago

Personal Branding: 10 regras essenciais para você ter sucesso nas artes

Criar sua marca pessoal ou Personal Branding pode parecer uma tarefa complexa e assustadora. Uma…

22 horas ago

Quem foi Richard Serra

Richard Serra foi um renomado escultor contemporâneo nascido em 2 de novembro de 1939, nos…

23 horas ago