Não categorizado

Exposição Oblíqua, de Myriam Glatt na Galeria Candido Mendes Ipanema


Após 45 anos a galeria de arte Candido Mendes Ipanema, encerra suas atividades como galeria institucional, com a exposição Oblíqua da artista Myriam Glatt e curadoria de Alexandre Sá.

A mostra apresenta 8 pinturas sobre tela em grandes formatos, 20 colagens em técnica mista formando um painel único de 230 x 240 cm e uma escultura de chão de dobradiças e dimensão variável.

“Oblíqua é a nova exposição de Myriam Glatt apresentada no mesmo local de sua última individual que precisou ser fechada por razões sanitárias decorrentes da epidemia da Covid-19. Durante este período, a artista optou por repensar sua própria poética e mergulhou de maneira corajosa na solidão de sua produção, de modo a encontrar outras linguagens, relações e diálogos formais para seu trabalho. Exatamente por isto, ao invés de reabrir a mesma exposição, opta por apresentar um conjunto diferenciado de trabalhos inéditos.” Trecho do texto curatorial


SERVIÇO

  • Abertura: 12 de maio às 19h
  • Visitação: 13 de maio a 11 de junho de 2022
  • De terça à sexta 14 às 19h
  • Sábado das 16 às 20h
  • Galeria de arte Candido Mendes Ipanema
  • Rua Joana Angélica 63 – Ipanema – RJ

Myriam Glatt

Myriam Glatt é formada em arquitetura pela Santa Ursula R.J. e pós-graduada em arte\filosofia Puc R.J. (2014). Estudou arte no San Francisco Art Institute, no Santa Barbara City College, Ca USA (83/84) e pintura/teoria na EAV Parque Lage-R.J, com Charles Watson (95/97), João Magalhães, Ivair Renaldim, Daniel Senise, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos (2008 a 2013).

Participou de grupo de estudos dos curadores Marcelo Campos (2015), Daniela Labra (2017), Keyna Eleison (2018) e Marisa Flórido(2019), Julia Lima (2021) e Paulo Pasta (2022). Já realizou individuais em locais variados, sendo as principais: “Coletivos, manchas e contornos” – Galeria TAC, Curadoria Mário Gioia (2015); “Tempo, da contenção à expansão” – CCJF, curadoria Isabel Sanson Portella (2017); “Descartes” – Centro Cultural Correios SP, texto curatorial Mario Gioia (2018); e “Plano Pictórico Piloto” – Museu dos Correios Brasília, curadoria Ivair Reinaldim (2019); “Arquiteturas Instáveis”- Candido Mendes, curadoria Paulo Sergio Duarte (2020). Coletivas: “Onde estou” – Galeria Tac Galpão Curadoria Marcelo Campos (2013);“Carpintaria para Todos”- curadoria Marcelo Campos, Bernardo Mosqueira e Luisa Duarte (2017); “11º Salão Artistas sem Galeria” – Galeria Zipper SP, Galeria Lona SP, Galeria Murilo Castro BH , curadoria Celso Fioravante (2020); entre outras.

Recebeu prêmio em 2020 com 3º lugar no 11º Salão Artistas sem galeria. Foi selecionada a participar do 1º salão Online da Galeria Ibeu (2021). Tem obras em coleções particulares e em instituições.

Saiba mais sobre a artista


Curador Alexandre Sá (à esquerda), a artista, montador-iluminador (à direita)

Alexandre Sá

Alexandre Sá é artista-pesquisador, curador, crítico de arte e psicanalista. Pós-doutorando em História pelo PPGH-UFF sob supervisão de Daniel Aarão Reis. Pós-doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ sob supervisão de Rafael Haddock Lobo. Pós-doutor em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense sob supervisão de Tania Rivera. Doutor (2011) e mestre (2006) em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, tendo sido orientado por Glória Ferreira. É licenciado em Educação Artística (Habilitação em História da Arte) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Procientista-UERJ com o projeto As revistas acadêmicas de Artes Visuais. Jovem Cientista/FAPERJ com o projeto Políticas da escrita – Hélio Oiticica e o Rio de Janeiro.

Atual diretor do Instituto de Artes da UERJ e professor do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES). Atualmente é editor-chefe da revista Concinnitas do Instituto de Artes da UERJ, avaliada como A2 pela CAPES. Faz parte da Comissão de Credenciamento do Portal de Publicações da UERJ como professor titular. É coordenador do Grupo de Pesquisa A arte contemporânea e o estádio do espelho, certificado pelo CNPQ, ministrando com regularidade seminários que discutem as relações entre Arte & Psicanálise. Coordenador do Programa de Extensão Acrítica. É Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – Comitê de Poéticas Artísticas. Sócio da Associação Internacional de Críticos de Arte. Sócio da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Idealizador do projeto (no Instagram): @istonaoeum

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Fórum da ONU inaugura exposição brasileira “Atlântico Vermelho”

Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição "Atlântico Vermelho", com…

14 horas ago

O desenho anamórfico: O que é e aonde é usado?

Um desenho anamórfico é uma imagem deformada que aparece na sua verdadeira forma quando vista…

20 horas ago

O barroco na Holanda protestante

Assim como os artistas da Flandres católica foram influenciados pela pintura italiana, a Holanda1 predominantemente…

20 horas ago

Diego Rivera: o líder do Renascimento Mural Mexicano

Diego Rivera, nome derivado de Diego María Concepción Juan Nepomuceno Estanislaire de Rivera e Barrientos…

20 horas ago

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio na próxima sexta-feira…

2 dias ago

Ayrson Heráclito: entrelaçando arte, história e cultura afro-brasileira

Ayrson Heráclito nos convida, por meio de sua arte, a explorar a riqueza e a…

3 dias ago