Galerias e Eventos

Ouro Preto ganha museu de arte barroca

O Museu Boulieu conta com 1.500 peças em exposição e traz uma visão internacional do movimento artístico

Por Thais de Albuquerque - abril 26, 2022
43 0
Pinterest LinkedIn

A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, acaba de ganhar um novo equipamento cultural localizado bem na entrada da cidade, reafirmando o município como epicentro da arte barroca brasileira.

O museu assume a função pública de preservar, investigar e expor a coleção doada pelo casal Jacques e Maria Helena Boulieu, que reúne obras de origem asiática e latino-americana do período barroco. Com curadoria de Angelo Oswaldo, estarão em exibição 1.050 peças das 2.500 da Coleção Boulieu, entre esculturas, pinturas, objetos e mobiliário.

No saguão, o visitante poderá conhecer um pouco da história do casal Boulieu e a origem da coleção. No piso superior, na entrada do percurso expositivo, o visitante será recebido pela voz de Maria Bethânia, embalando poemas de Fernando Pessoa e Camões, e imagens que introduzem o novo caminho para as Índias, onde com novos materiais e nova iconografia, o mundo ocidental se encontra e dialoga culturalmente com as tradições milenares locais.

Ouro Preto
Peças em marfim em exposição no Museu Boulieu em Ouro Preto. Foto: Divulgação

Completa a programação de abertura do novo espaço, a mostra temporária Aleijadinho – fotografias de Horacio Coppola, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles. O conjunto de fotografias retrata as obras do celebrado escultor brasileiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a partir da viagem feita por Coppola a Minas Gerais em 1945.

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e projeto de restauração e expografia assinados pelo Instituto Pedra, o espaço levou 4 anos para ser concluído.
A edificação conta com uma área de quase 400m² para exposição no pavimento superior (6 salas) e, no térreo, com saguão de entrada, bilheteria, café/loja, sala multiuso, sala do Educativo, espaços administrativos e reserva técnica.

Ouro Preto
Fachada do Museu Boulieu. Foto: Divulgação

“O Museu Boulieu já nasce como um patrimônio cultural e turístico único de Ouro Preto, do estado de Minas e do Brasil. Esse acervo reverencia nossa história e revela muitas outras, frutos dos muitos encontros que permitiram a sua criação. Um deles com o Instituto Cultural Vale, que tem a honra de ser parte dessa história e de contribuir para que a coleção, compartilhada com tanta generosidade pelo casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu, gere novas histórias a partir dos encontros com os públicos que visitarão o Museu”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Serviço

Exposição temporária “Aleijadinho – Fotografias de Horacio Coppola”
Até 30 de julho de 2022

Museu Boulieu
Endereço: Rua Padre Rolim, 412. Ouro Preto – MG
Funcionamento: de quarta-feira a segunda-feira das 10h às 18h.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Às quartas-feiras a entrada é gratuita das 13h às 22h.

Leia também!

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários