Exposições e Eventos

Museus-Casas de São Paulo celebram o mês dos Povos Originários

Por Equipe Editorial - abril 15, 2025
19 0
Pinterest LinkedIn

Mês dos Povos Originários inspira a programação de abril da Casa Mário de Andrade e da Casa Guilherme de Almeida, equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciados pela Organização Social Poiesis. As atividades propõem uma reflexão sobre o patrimônio cultural indígena em suas diversas facetas.

Entre os destaques estão um grupo de estudo voltado às lutas e heranças culturais indígenas na Casa Mário de Andrade; e uma atividade lúdica para extrair tintas da natureza realizada na Casa Guilherme de Almeida. Fique por dentro.

Casa Mário de Andrade

Nos dias 16 e 23 de abril, a partir das 19h, o “Grupo de estudos: patrimônio cultural indígena” abordará os importantes desdobramentos na política patrimonial brasileira, desde a criação do Departamento de Cultura gerido por Mário de Andrade há 90 anos. A cada encontro, os participantes e convidados vão dialogar sobre a luta pelo reconhecimento e preservação do patrimônio cultural indígena a partir dos assuntos propostos.

Sandra Ara Rete, indígena Guarani Nhandewa, ativista, pesquisadora, educadora e diretora de Artes Visuais na Funarte, participará do grupo Repatriação, decolonialidade e curadoria, no dia 16 de abril.

Fechando a programação, no dia 23, o grupo discutirá sobre Patrimônio cultural indígena e Políticas patrimoniais com Sandro Guimarães, antropólogo, escritor, professor da UFPE e coordenador do Laboratório de Antropologia, Arqueologia e Bem Viver.

Casa Guilherme de Almeida

O Núcleo de Ação Educativa promoverá a oficina Povos Originários | Colorindo com a natureza no dia 26/04, às 15h, aberta para todas as idades. A atividade pretende ensinar a extrair tinta dos alimentos variados como a beterraba, espinafre, cúrcuma e o café, e produzir pinturas utilizando essas cores. Cada cor e material utilizado carregam importantes significados ligados à ancestralidade e tradições das culturas indígenas

Mês dos povos originários relembra conquistas e lutas

19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas e a data é celebrada para destacar os direitos, políticas públicas, conquistas e lutas das comunidades indígenas que somam na diversidade cultural e na importância da sustentabilidade no país de dimensão continental como o Brasil.

Neste sentido, os Museus-Casas de São Paulo realizam atividades que destacam o protagonismo e a importância dos povos originários nos diversos territórios, inclusive resistindo em meios urbanos. Dentro da temática, a seguir os destaques de abril.

Sobre os Museus-Casas de São Paulo

Os museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida estão localizados em pontos estratégicos e de grande movimentação da capital paulista, oferecendo programação gratuita no campo das artes, da literatura, tradução, gestão cultural e patrimônio arquitetônico.

Os Museus-Casas de São Paulo são da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciados pela Poiesis. Os três museus desenvolvem agendas conjuntas e com as especificidades de cada um, já que têm relação com os patronos, grandes escritores que protagonizaram movimentos de vanguarda: Mário de Andrade e Guilherme de Almeida entre os mentores do Modernismo dos anos 1920; e Haroldo de Campos, um dos criadores da Poesia Concreta na década de 1950.

Serviço

Casa Mário de Andrade
Grupo de estudos: Patrimônio cultural indígena
Quartas-feiras, das 19h às 22h
Livre | plataforma: Zoom

Confira os temas e datas:

Repatriação, decolonialidade e curadoria com Sandra Ara Rete
Data: 16 de abril

Patrimônio cultural, indígena e políticas patrimoniais com Sandro Guimarães
Data: 23 de abril

Programação gratuita
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
Acessibilidade: rampas de acesso, placas em Braille nas portas, elevador, piso podotátil e banheiros adaptados para pessoas com deficiências.

Casa Guilherme de Almeida
Oficina Colorindo com a natureza com Núcleo de Ação Educativa
Sábado, 26 de abril, das 15h às 16h30
Local: deck do museu. R. Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo-SP
Programação gratuita
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.

Leia também: Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição de Sonia Gomes no MAC Bahia

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários