Exposições e Eventos

No Martins terá exposição individual na Baró Galeria

A Baró Galeria exibe “Campo Minado”, do artista paulistano No Martins, com curadoria de Hélio Menezes. A individual é composta por 10 trabalhos, entre pinturas, vídeos, instalações e objetos, que propõem diálogo e análise da forma como os símbolos sociais interferem no direito singular de ir e vir em certas áreas das cidades.

A qualidade de seus trabalhos chama a atenção pela poesia, detalhamento e traço de suas criações. Mesmo se dedicando a analisar temas duros do cotidiano das grandes urbes, permite-se uma postura não radical, buscando a conscientização ao invés do ataque, pura e simplesmente. “As peças abordam questões de violência cotidiana que parte da população vivencia diariamente; ora uma violência por falta de acesso a determinados privilégios, ora a própria violência exercida nas ruas”, define o artista.

Nas palavras de Hélio Menezes, “O trabalho de No Martins não busca conciliação, não está à cata de boas maneiras. Antes, escancara o que se pretende velar, carrega ‘um desejo avassalador de ver, um anseio rebelde, um olhar opositor’, para usar o conceito de Bell Hooks, absolutamente extensível à prática deste jovem artista que desponta como um nome singular de sua geração”.

Retornando ao Brasil após um período de residência em Angola, No Martins mantém a temática de sua série anterior, uma vez que sua pesquisa continua focada nos mesmos temas que influenciam diretamente na escolha de suporte para novas obras. Como define o artista, “não há critério: pode ser uma bigorna e um martelo para falar da seletividade penal do judiciário ou uma vídeo-performance para discutir o genocídio da população negra no Brasil”.

Corpo Alvo, 2018: Vídeo performance (still)

“Em Campo Minado, o artista paulistano, nascido e residente à zona leste da cidade, apresenta um conjunto de obras que disseca as camadas de um racismo expressamente urbano, no qual o direito elementar de ir e vir é praticado ou restringido de maneira desigual entre negros e brancos, entre periferia e centro. Com fortes referências autobiográficas e explorando diferentes linguagens, a mostra individual de No Martins resulta de um mergulho profundo na subjetividade do artista”, define o curador.

Serviço

  • Artista: No Martins
  • Curadoria: Hélio Menezes
  • Abertura: 03 de agosto, sábado, das 14 às 19h
  • Período: 06 de agosto a 14 de setembro de 2019
  • Local: Baró Galeria www.barogaleria.com
  • Endereço: Rua da Consolação, 3417 – Cerqueira César – São Paulo/SP
  • Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h | Sábado, das 11 às 19h
  • Tel.: +55 11 3661-9770
  • Número de obras: 10
  • Técnicas: pinturas, vídeo, instalação, objetos e 1 performance na abertura
  • Dimensões: de 25,5 x 29cm a 120 x 500 cm
  • Valores das obras: de R$ 5.000,00 a R$ 50.000,00
Campo minado (detalhe), 2018. Acrílica, placa de trânsito e instalação sonora sobre lona (430 x 220) cm

No Martins (São Paulo, 1987)

No Martins teve seus primeiros contatos com as artes visuais nas ruas de São Paulo, através da Pixação e do Grafitti em 2003 aos 16 anos. Por conta da curiosidade em conhecer novas linguagens artísticas passou a frequentar os ateliês de gravura da Oficina Cultural Oswald de Andrade entre 2007 e 2011, onde foi aluno de artistas como Rosana Paulino e Kika Levy, entre outros. Cursou Licenciatura em História e Artes visuais.

Entre as exposições que participou se destaca Histórias Afro-atlânticas no MASP e Instituto Tomie Ohtake, eleita pelo New York Times a principal exposição de 2018.

No Martins

Sua produção artística transita em meio a pintura, performance e experimentação com objetos, nas quais investiga as relações interpessoais cotidianas, principalmente a convivência do negro(a) no cotidiano urbano, problematizando questões de territorialismo, acesso, racismo, mortalidade e encarceramento da população negra brasileira.

Recentemente realizou residência em Luanda – Angola. Em sua agenda constam os eventos: BIENAL SESC Videobrasil (outubro 2019), exposição individual no Centro Cultural de São Paulo (CCSP) (setembro 2019).

Hélio Menezes

Mestre e doutorando em Antropologia Social pela USP, onde atua como pesquisador do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) e do núcleo Etno-História. Atualmente, trabalha como curador independente e tem desenvolvido reflexões sobre arte afro-brasileira, relações raciais, juventude negra, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo. É também um dos curadores da exposição Histórias Afro-Atlânticas (MASP e Instituto Tomie Othake, 2018)..

Baró Galeria

Abriu suas portas em 2010 e desde então se estabeleceu como referência em arte internacional no circuito brasileiro. Dirigida pela expatriada espanhola Maria Baró, a galeria está localizada em São Paulo.

Baró Galeria busca realçar o diálogo entre artistas, curadores, colecionadores e instituições culturais. Baró tem como prioridade a exibição de trabalhos site-specific e projetos curatoriais, com grande ênfase nos artistas dos anos 1970 e 1980, como o filipino David Medalla, o mexicano Felipe Ehrenberg e o argentino Roberto Jacoby, possibilitando sua coexistência com um time de jovens talentos.

O constante fluxo de ideias, projetos e trabalhos atribui ao espaço uma atmosfera única. A galeria também hospeda um programa de residência para jovens artistas. A exposição History of Mondrian Fanclub: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape é um dos muitos exemplos de excelentes mostras produzidas pela Baró Galeria.

Assim como outras mostras igualmente importantes e inéditas no Brasil como as de Tatiana Trouvé e Roman Signer, Lourival Cuquinha, Pablo Siquier, Daniel Arsham, entre outras. Extremamente ativa no mercado internacional, a galeria também participa de várias feiras como Miami Basel, Armory- NY, ArtBO, ArtBA, SP-Arte, ArtRio, MACO-Mexico, Arco-Madrid, ArtDubai, Pinta London e NY entre outras.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Lasar Segall : 5 curiosidades sobre o artista

Lasar Segall nasceu em 1889, em Vilna, capital da atual República da Lituânia, na época…

8 horas ago

Arte Povera: A transformação de materiais cotidianos em arte

Arte Povera, definição italiana para “arte pobre” ou “arte empobrecida”, foi um dos movimentos de…

8 horas ago

Naturezas-mortas no século de ouro holandês

O período grandioso e produtivo da arte holandesa, conhecido por Século de Ouro dos Países…

8 horas ago

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

1 dia ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago