A Gentil Carioca apresenta “Ocultas Marés: Ana Silva & Marcela Cantuária”, na sede de São Paulo, com curadoria de Raquel Barreto. A visitação acontece até dia 11 de novembro 2023.
“Em Ocultas Marés, Ana Silva & Marcela Cantuária disputam, com suas poéticas e proposições, significados (possíveis) para arte, ampliando imaginários e suportes materiais, explodindo cores e formas. Estabelecem também diálogos com a história da arte, relações entre o passado e o presente e, às vezes, imaginam futuros de modo revolucionário.” – Raquel Barreto
Para esta exposição, Ana & Marcela elaboraram juntas a obra: Ângela Gomes, a rainha do Rosário, inspirada na história real de uma sacerdotisa africana que viveu em Minas Gerais no período colonial, acusada de feitiçaria ao mesmo tempo que pertencia à uma irmandade católica. As artistas partiram da sona, desenhos matemáticos africanos, para bordar a estampa do vestido feito por
Ana, que depois foi pintada no quadro por Marcela para representar Ângela. O resultado desses trabalhos reflete um diálogo entre as estéticas e os procedimentos singulares das artistas e o somatório de suas poéticas para a criação da obra.
Artista brasileira, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Desenvolve pinturas que entrelaçam imagens históricas advindas do universo da política a representações da cultura visual contemporânea.
Parte de suas invenções pictóricas advém de sua pesquisa sobre as lutas travadas por mulheres ao redor do mundo, como a obra Sônia, que homenageia uma guerrilheira comunista ribeirinha morta por militares na região do Araguaia, durante o primeiro golpe militar do Brasil em 1964.
Ana Silva é artista visual e poeta nascida em Angola, que vive entre Portugal e Angola, e esta é a sua primeira exibição no Brasil.
Suas obras transitam pela pintura, bordado, costura, fotografias, esculturas e máscaras, empregando em seus trabalhos madeiras, tecidos. A artista utiliza também sacos plásticos como um gesto político para expor a questão do lixo produzido na Europa, descartado no continente africano como um despejo colonial.
A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea fundada em 2003. Tem como maior objetivo fazer-se um lugar para pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar a arte.
No Centro Histórico do Rio de Janeiro, no Saara, a galeria está situada em sobrados dos anos 1920. Já sua sede paulistana fica em Higenópolis.
Exposição “Ocultas Marés: Ana Silva & Marcela Cantuária”
Local: A Gentil Carioca. Travessa Dona Paula, 108 | Higienópolis. São Paulo – SP
Data: de 30 de setembro a a 11 de novembro 2023.
Leia também: Galeria Dezoito abre “Connecting the dots”, individual de Paula Marcondes de Souza
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…