A Gentil Carioca apresenta “Ocultas Marés: Ana Silva & Marcela Cantuária”, na sede de São Paulo, com curadoria de Raquel Barreto. A visitação acontece até dia 11 de novembro 2023.
“Em Ocultas Marés, Ana Silva & Marcela Cantuária disputam, com suas poéticas e proposições, significados (possíveis) para arte, ampliando imaginários e suportes materiais, explodindo cores e formas. Estabelecem também diálogos com a história da arte, relações entre o passado e o presente e, às vezes, imaginam futuros de modo revolucionário.” – Raquel Barreto
Para esta exposição, Ana & Marcela elaboraram juntas a obra: Ângela Gomes, a rainha do Rosário, inspirada na história real de uma sacerdotisa africana que viveu em Minas Gerais no período colonial, acusada de feitiçaria ao mesmo tempo que pertencia à uma irmandade católica. As artistas partiram da sona, desenhos matemáticos africanos, para bordar a estampa do vestido feito por
Ana, que depois foi pintada no quadro por Marcela para representar Ângela. O resultado desses trabalhos reflete um diálogo entre as estéticas e os procedimentos singulares das artistas e o somatório de suas poéticas para a criação da obra.
Artista brasileira, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Desenvolve pinturas que entrelaçam imagens históricas advindas do universo da política a representações da cultura visual contemporânea.
Parte de suas invenções pictóricas advém de sua pesquisa sobre as lutas travadas por mulheres ao redor do mundo, como a obra Sônia, que homenageia uma guerrilheira comunista ribeirinha morta por militares na região do Araguaia, durante o primeiro golpe militar do Brasil em 1964.
Ana Silva é artista visual e poeta nascida em Angola, que vive entre Portugal e Angola, e esta é a sua primeira exibição no Brasil.
Suas obras transitam pela pintura, bordado, costura, fotografias, esculturas e máscaras, empregando em seus trabalhos madeiras, tecidos. A artista utiliza também sacos plásticos como um gesto político para expor a questão do lixo produzido na Europa, descartado no continente africano como um despejo colonial.
A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea fundada em 2003. Tem como maior objetivo fazer-se um lugar para pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar a arte.
No Centro Histórico do Rio de Janeiro, no Saara, a galeria está situada em sobrados dos anos 1920. Já sua sede paulistana fica em Higenópolis.
Exposição “Ocultas Marés: Ana Silva & Marcela Cantuária”
Local: A Gentil Carioca. Travessa Dona Paula, 108 | Higienópolis. São Paulo – SP
Data: de 30 de setembro a a 11 de novembro 2023.
Leia também: Galeria Dezoito abre “Connecting the dots”, individual de Paula Marcondes de Souza
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…