A Temporada de Projetos do Paço das Artes abre suas inscrições para a 27ª edição. Considerada uma das mais importantes iniciativas de fomento à arte contemporânea do país, a proposta visa a seleção de artistas residentes no estado de São Paulo, mais um trabalho específico de curadoria, para compor uma mostra coletiva. Os interessados em participar devem preencher o cadastro disponível no site do Paço. A convocatória segue até 11 de novembro de 2022.
Os critérios de seleção contemplam as múltiplas manifestações artísticas e poéticas, ineditismo do trabalho, e os concorrentes terão ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea desenvolvidas em seus projetos. O júri será composto por três artistas, críticos e/ou curadores convidados.
Além da exposição coletiva, imagens e textos críticos das obras selecionadas serão publicados no catálogo da Temporada de Projetos 2022/2023 e devem integrar o Acervo do Paço das Artes.
Os cinco trabalhos escolhidos receberão prêmio de participação de R$ 2.000,00 (para os artistas) e R$ 4.000,00 (para o projeto de curadoria). O edital também prevê uma verba para produção das obras e montagem das exposições, acompanhamento crítico do júri de seleção, além de ajuda de custo para os participantes que residem fora da cidade de São Paulo. O resultado desta edição será divulgado em dezembro, também no site do Paço das Artes.
Além de preencher o formulário disponível no site do Paço das Artes será preciso anexar imagens e os arquivos solicitados, como currículo, textos conceituais, memorial descritivo, cronograma de execução e orçamento em uma pasta única. Qualquer dúvida sobre as inscrições pode ser enviada ao: temporadadeprojetos@pacodasartes.org.br.
A 26ª seleção da Temporada de Projetos foi realizada em 2021, com júri composto pela pesquisadora e jornalista Carollina Lauriano, também curadora adjunta da 13ª edição da Bienal do Mercosul; pela artista plástica e educadora, Christiana Moraes, que atuou em ações educativas no Paço das Artes e no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP); e por uma das curadoras da Pinacoteca de São Paulo, pesquisadora e crítica cultural, Pollyana Quintella, colaboradora em pesquisas do Museu de Arte do Rio (MAR).
A exposição coletiva das obras segue em cartaz no Paço das Artes até o fim deste mês (30/10). Os projetos selecionados são:
Projetos artísticos
Diego de Santos - Lost na região
Gabriel Pessoto – Realidade virtual
Helô Sanvoy - Parabrigar
Leka Mendes - Observatório de imagens inalcançáveis
Mari Nagem – A floresta
Projeto de curadoria
Ana Elisa Lidizia - ferramenta, ferragem, ferrugem
Obras de Clara Machado, Helena Trindade, Maré de Matos e Rebeca Carapiá
Temporada de Projetos 2023/2022
Data: inscrições abertas até 11 de novembro de 2022
Como participar e regulamento: acesse o site do Paço das Artes
Leia também:
O que esperar da exposição imersiva de Frida Kahlo?
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…