A Temporada de Projetos do Paço das Artes abre suas inscrições para a 27ª edição. Considerada uma das mais importantes iniciativas de fomento à arte contemporânea do país, a proposta visa a seleção de artistas residentes no estado de São Paulo, mais um trabalho específico de curadoria, para compor uma mostra coletiva. Os interessados em participar devem preencher o cadastro disponível no site do Paço. A convocatória segue até 11 de novembro de 2022.
Os critérios de seleção contemplam as múltiplas manifestações artísticas e poéticas, ineditismo do trabalho, e os concorrentes terão ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea desenvolvidas em seus projetos. O júri será composto por três artistas, críticos e/ou curadores convidados.
Além da exposição coletiva, imagens e textos críticos das obras selecionadas serão publicados no catálogo da Temporada de Projetos 2022/2023 e devem integrar o Acervo do Paço das Artes.
Os cinco trabalhos escolhidos receberão prêmio de participação de R$ 2.000,00 (para os artistas) e R$ 4.000,00 (para o projeto de curadoria). O edital também prevê uma verba para produção das obras e montagem das exposições, acompanhamento crítico do júri de seleção, além de ajuda de custo para os participantes que residem fora da cidade de São Paulo. O resultado desta edição será divulgado em dezembro, também no site do Paço das Artes.
Além de preencher o formulário disponível no site do Paço das Artes será preciso anexar imagens e os arquivos solicitados, como currículo, textos conceituais, memorial descritivo, cronograma de execução e orçamento em uma pasta única. Qualquer dúvida sobre as inscrições pode ser enviada ao: temporadadeprojetos@pacodasartes.org.br.
A 26ª seleção da Temporada de Projetos foi realizada em 2021, com júri composto pela pesquisadora e jornalista Carollina Lauriano, também curadora adjunta da 13ª edição da Bienal do Mercosul; pela artista plástica e educadora, Christiana Moraes, que atuou em ações educativas no Paço das Artes e no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP); e por uma das curadoras da Pinacoteca de São Paulo, pesquisadora e crítica cultural, Pollyana Quintella, colaboradora em pesquisas do Museu de Arte do Rio (MAR).
A exposição coletiva das obras segue em cartaz no Paço das Artes até o fim deste mês (30/10). Os projetos selecionados são:
Projetos artísticos
Diego de Santos - Lost na região
Gabriel Pessoto – Realidade virtual
Helô Sanvoy - Parabrigar
Leka Mendes - Observatório de imagens inalcançáveis
Mari Nagem – A floresta
Projeto de curadoria
Ana Elisa Lidizia - ferramenta, ferragem, ferrugem
Obras de Clara Machado, Helena Trindade, Maré de Matos e Rebeca Carapiá
Temporada de Projetos 2023/2022
Data: inscrições abertas até 11 de novembro de 2022
Como participar e regulamento: acesse o site do Paço das Artes
Leia também:
O que esperar da exposição imersiva de Frida Kahlo?
O Espaço Arte M. Mizrahi, no centenário do surrealismo, apresenta a exposição coletiva 'Quimeras –…
O Espaço 8, em São Paulo, inaugura em 09 de novembro, a exposição "Dilúvio no…
A Galeria Estação foi ocupada, ao longo de 2024, por cinco mostras inéditas especialmente idealizadas…
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…