O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) vai celebrar 19 anos na próxima terça-feira (21/04) com uma série de encontros online gratuitos e ao vivo.
A programação vai durar o dia inteiro e terá cinco painéis com profissionais de diversos campos do setor artístico que estarão à disposição do público.
Os temas sugeridos têm relação direta com a programação do CCBB São Paulo, com destaque para a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, no campo das artes visuais, e debate sobre Federico Fellini, no contexto do cinema.
A partir de uma apresentação e bate-papo com expoentes do mercado cultural, também será possível sanar dúvidas sobre a formação e a profissionalização na área de museologia, bem como conhecer os cuidados exigidos e algumas curiosidades sobre os bastidores de uma grande exposição internacional, da ideia à montagem.
Já os interessados em apresentar projetos ao CCBB poderão acompanhar a palestra sobre o edital de patrocínios a projetos culturais, aberto até 06 de junho deste ano. Vale reforçar que as propostas selecionadas poderão compor a programação dos quatro CCBBs – São Paulo, Rio de Janeiro Belo Horizonte e Brasília – em 2021 e 2022.
A programação, totalmente gratuita, ainda contempla uma palestra sobre arte e educação. Imperdível. Todos os conteúdos serão disponibilizados para download, mas a participação ao vivo é limitada a 500 pessoas por palestra. As inscrições devem ser feitas de acordo com o link abaixo de cada atração.
Link de inscrição:
https://zoom.us/webinar/register/WN_qGn2su5cS0CnLwrTCPo8NQ
Perguntas e respostas sobre o Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022. O edital foi lançado com o objetivo de selecionar projetos para compor a programação dos CCBBs de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde constam o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2020.
As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias, Música e Programa Educativo. Podem inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs. Aproveite a oportunidade do encontro virtual para sanar dúvidas e deixar o seu projeto em linha com as exigências do edital.
Link de inscrição:
https://zoom.us/webinar/register/WN_pmmT6DntTziWw8IbMgylaA
Os desafios da museologia contemporânea passam pela formação e profissionalização deste campo ainda carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, o planejamento e a sustentabilidade econômica de museus e iniciativas culturais públicas ou privadas.
A apresentação abordará o cenário nacional e internacional da museologia e será possível sanar dúvidas diretamente com a palestrante. A atividade será ilustrada ainda com um depoimento profissional que descreve os passos e desafios de trazer ao Brasil grandes mostras mundiais, como a do artista suíço Paul Klee, apresentada recentemente pelos CCBB São Paulo, CCBB Rio de Janeiro e CCBB Belo Horizonte.
Link de inscrição:
https://zoom.us/webinar/register/WN_F7rVUOnOSUCd1einEPsn3Q
O italiano Federico Fellini (20/01/1920 a 31/10/1993) foi um dos diretores e roteiristas mais influentes de todos os tempos. Seu trabalho inspirou a retrospectiva Fellini, Il Maestro, planejada para ser apresentada na sala de cinema do CCBB São Paulo.
A partir da seleção de 25 filmes pincelados para a mostra, a palestra a ser conduzida online é uma oportunidade de conhecer mais sobre a relevância de Fellini no cinema, bem como características singulares de seu trabalho.
Link de inscrição:
https://zoom.us/webinar/register/WN_BboYE3nPRx6gjQn1biSaDQ
Depois de realizar um webinar (https://youtu.be/OoYyeR12LTk) que apresentou as curiosidades sobre a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, visitada por mais de 1,5 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o curador da exposição preparou uma palestra especial para o público do CCBB.
Desta vez, o tema abordado será a vida dos faraós na antiga civilização. Vale ressaltar que a escolha dessa temática foi motivada também pela curiosidade do público, manifestada durantes visitas à mostra e em atividade online previamente realizada.
Palestrante:
Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_6K8mk8fGT3Wy7tsxXDErhg
O Programa CCBB Educativo continua ativo pela internet (www.ccbbeducativo.com/) com conteúdo ampliado das ações realizadas presencialmente entre 2018 e 2020.
A palestra online complementa os relatos de especialistas reunidos no site, com conteúdos direcionados para todos os públicos, especialmente estudantes, professores e comunidade escolar em geral. Venha conhecer mais sobre a atuação do CCBB na área de arte e educação com a palestra de Valquíria Prates.
O CCBB em São Paulo ocupa um prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e integralmente modificado e reestruturado.
Após a reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior, tornou-se, em 1927, a primeira agência do Banco do Brasil em prédio próprio na capital paulista. Funcionou como agência bancária até dezembro de 1996.
A reforma do prédio para abrigar o CCBB na cidade iniciou em 1999; os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam e revelam como um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século passado.
Desde sua inauguração, em 21 de abril de 2001, o CCBB oferece uma programação regular e acessível a todos os públicos, contemplando as mais diversas manifestações culturais, nas áreas de artes plásticas, audiovisual, música, dança, teatro, palestras, debates, além de programa educativo, que atua para potencializar a programação.
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…