Exposições e Eventos

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

Por Equipe Editorial - dezembro 4, 2025
8 0
Pinterest LinkedIn

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação inédita dedicada ao legado, a acervo e à atuação pública do museu de arte mais longevo do Estado.

A publicação, produzida pela Act Arte, reúne cerca de 250 obras do acervo e propõe um panorama das múltiplas camadas que constituem a Pinacoteca desde sua fundação, em 1905. Com lançamento marcado para o dia 6 de dezembro, o livro apresenta a trajetória de um patrimônio que cria e tensiona diálogos entre épocas e artistas, constituindo-se em um museu poroso às transformações e movimentações da sociedade.

Organizada por Jochen Volz e Ana Maria Maia, a publicação inclui ensaios de Djamila Ribeiro, Clarissa Ximenes, Paula Zasnicoff, Juliana Mendonça do Vale, Gabriela Aidar, Renato Menezes e Yuri Quevedo. Os textos aprofundam pilares estruturantes do museu – acervo, arquitetura, programa educativo, exposições e programação cultural – articulando passado e presente junto à arte e à memória.

Pinacoteca de São Paulo

O projeto gráfico, assinado por Felipe Chodin, organiza os conteúdos de textos e imagens de A a Z, promovendo um percurso completo pelas diferentes faces da Pinacoteca. O título reúne desde clássicos como Caipira picando fumo (1893), de Almeida Júnior, e Antropofagia (1929), de Tarsila do Amaral, até trabalhos de artistas contemporâneos, a exemplo de Alice Yura, Dalton Paula, Carmézia Emiliano, Randolpho Lamonier, entre outros.

“Os 120 anos do principal museu de arte brasileira e uma das instituições museológicas mais antigas do país, são motivo de celebração e reflexão sobre seu legado, sua responsabilidade diante da sociedade e seu papel educativo. O livro, elaborado em parceria com a Act Arte, reúne um recorte significativo do acervo da Pinacoteca, além de ensaios sobre seu patrimônio arquitetônico, bem como sobre seus programas culturais, pedagógicos e de exposições”, conta Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo.

Pinacoteca de São Paulo

A publicação responde a esse chamado: não é um registro meramente retrospectivo, mas um instrumento de transformação, no qual a Pina Contemporânea — anexo mais novo da Pinacoteca — simboliza esse movimento ao afirmar a instituição como um museu vivo, em diálogo permanente com seu tempo e seus públicos.

Fernando Ticoulat, diretor-executivo da Act Arte, comenta: “Este livro reafirma o compromisso da Act Arte tanto com a preservação da memória cultural brasileira quanto com a produção de novos olhares sobre ela. Trabalhar ao lado da Pinacoteca e de um time de autores e pesquisadores tão qualificados nos permitiu construir uma obra que ilumina diferentes camadas da instituição. É um projeto que sintetiza rigor editorial e pesquisa de fôlego, à altura de uma instituição que segue ampliando seu papel público e sua relevância no país.”

Para Paula Zasnicoff, uma das arquitetas do escritório Arquitetos Associados, responsável pelo projeto arquitetônico da Pina Contemporânea, a expansão reforça o compromisso do museu com novas formas de acolhimento, em que a interação do público com o espaço do museu é elemento-chave da intervenção contemporânea: “O futuro da arquitetura de museus aponta para soluções inclusivas, acolhedoras, democráticas, relacionadas à comunidade local, sustentáveis, próximas à natureza e generosas com seu entorno”, escreve em seu artigo.

Pinacoteca de São Paulo

No posfácio, a filósofa Djamila Ribeiro projeta: “A Pinacoteca que imaginamos para os próximos 120 anos é ainda mais aberta, diversa e conectada com os desafios do nosso tempo. Uma ética que reconhece a multiplicidade de vozes, de territórios e de corpos que fazem e pensam a arte no Brasil”. O livro comemorativo responde a esse chamado de transformação.

A publicação conta com patrocínio master da Caixa Seguridade, patrocínio de Veirano Advogados e apoio do Iguatemi São Paulo e da Impactarte. É uma realização da Pinacoteca de São Paulo com apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Act Arte

A Act Arte é um escritório de inteligência em arte e editora especializada em publicações de arte e design. Desde 2018, desenvolve livros de referência em colaboração com artistas, curadores e instituições no Brasil e no exterior. Com mais de 20 livros publicados, incluindo Bará – Gustavo Nazareno, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria de Projeto Gráfico em 2024, a Act Arte consolida-se como uma editora dedicada à produção de narrativas críticas e visuais que ampliam o debate sobre a arte latino-americana contemporânea.

Sobre a Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. B3, a bolsa do Brasil, é Mantenedora da Pinacoteca de São Paulo.

Serviço

Lançamento do livro Pinacoteca de São Paulo 120 anos
Data: 6 de dezembro de 2025, às 14h30
Conversa entre Ana Maria Maia e Jochen Volz
Local: Pinacoteca de São Paulo — Auditório da Pina Luz (Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo – SP)
Evento gratuito e aberto ao público

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários