Exposições e Eventos

Primeira grande exposição sobre memes no CCBB São Paulo

Mostra investiga os memes como forma de linguagem, crítica, afeto coletivo e produção estética. De virais históricos como o “Sanduíche-iche-iche” à profusão das carretas e trenzinhos da alegria, a exposição mergulha na cultura digital brasileira e na potência política do humor, passando por São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Por Equipe Editorial - setembro 11, 2025
65 0
Pinterest LinkedIn

O CCBB São Paulo apresenta a exposição “MEME: no Br@sil da memeficação”, primeira mostra de grande porte dedicada ao fenômeno dos memes no país. Reunindo arte contemporânea, cultura digital e crítica social, a curadoria propõe uma experiência inédita que evidencia o Brasil como um dos maiores produtores e consumidores de memes do mundo. Em cartaz até 3 de novembro, a exposição segue em itinerância por Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

A curadoria de Clarissa Diniz e Ismael Monticelli, com a colaboração do perfil de Instagram @newmemeseum, convida o público a explorar a memeficação como um dos modos mais potentes — e irônicos — de narrar o Brasil contemporâneo.

“Memes não são só piadas. Eles são ferramentas políticas, culturais e afetivas. São como o Brasil elabora, disputa e negocia suas diferenças — sociais, raciais, de gênero, estéticas — em tempo real”, afirma Clarissa. “A exposição parte do humor e provoca reflexões sobre como estamos diariamente refazendo o país por meio de suas imagens mais debochadas e, claro, críticas”.
“Pensar o Brasil de hoje sem considerar a sua intensa produção de memes é adotar uma perspectiva que ignora uma camada significativa da experiência do país” diz Ismael Monticelli. “Eles não apenas refletem a realidade, mas atuam sobre ela: produzem memória, disputam narrativas, elaboram ficções, geram pertencimento. Enquanto fazemos memes, os memes refazem o Brasil.”

A proposta curatorial rompe barreiras entre diferentes linguagens e repertórios culturais, reunindo nomes consagrados da arte contemporânea brasileira, como Anna Maria Maiolino, Gretta Sarfaty, Nelson Leirner e Claudio Tozzi, ao lado de criadores de conteúdo como Blogueirinha, Porta dos Fundos, Alessandra Araújo, Melted Vídeos, John Drops e Greengo Dictionary.

“MEME: no Br@sil da memeficação” no CCBB São Paulo

Organizada em seis núcleos temáticos — Ao pé da letra, A hora dos amadores, Da versão à inversão, O eu proliferado, Combater ficção com ficção, Memes: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam? — a rica cenografia imersiva ocupa todos os andares do CCBB São Paulo com vídeos, neons, esculturas, figurinos, quadrinhos, pinturas, objetos, backlights, instalações sonoras e experiências interativas.

“A exposição parte da compreensão dos memes como uma linguagem viva, que afeta diretamente nossas formas de pensar, sentir e agir — transbordando os limites da internet”, afirma Ismael Monticelli. “Não temos a ambição de ser um inventário do humor nacional”, destaca.

“Queremos provocar reflexões”, explica Clarissa. “Será que a vocação memética do Brasil começou mesmo com os memes digitais? Ou será que ela já se anunciava no Carnaval, nos bordões da TV, nas pichações e nos outdoors? O que acontece quando política, publicidade e arte se dobram aos formatos da zoeira?”, questiona.

CCBB São Paulo
meme da página Greengo Dictionary

Além da ocupação física no CCBB, o projeto se estende ao ambiente digital com ativações especialmente desenvolvidas para as redes sociais. Em parceria com o perfil de memes @newmemeseum, curadorias de conteúdos exclusivos serão compartilhadas online, ampliando o alcance da exposição e promovendo o acesso ao debate com públicos diversos — muito além das paredes do museu.

Ao receber este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu papel como um espaço vivo de diálogo com as linguagens contemporâneas, valorizando a potência crítica, afetiva e estética que surge tanto das redes quanto das ruas. A mostra também reforça o compromisso do CCBB com a valorização da cultura brasileira em toda a sua diversidade — incluindo as expressões que nascem, se desenvolvem e se reinventam no ambiente digital. “É uma mostra que olha para o presente com inteligência e humor, revelando como o Brasil se narra e se reinventa a partir da criatividade coletiva”, destaca Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB São Paulo.

São apresentadas 10 entrevistas inéditas com criadores brasileiros que responderam, em vídeo, essa indagação existencial, desdobrando-as em reflexões sobre humor e memeficação. Aqui, o meme é entendido como forma fluida e mutante — uma expressão que habita os interstícios da linguagem, circula entre mídias e revela, no improviso, a imaginação crítica do nosso tempo.

Este núcleo foi elaborado em parceria com o Museu de Memes (https://museudememes.com.br), projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) sob a coordenação do professor e pesquisador Viktor Chagas, um dos maiores pesquisadores sobre a linguagem dos memes no Brasil.

“MEME: NO BR@SIL DA MEMEFICAÇÃO” é uma produção da Patuá Produções, com patrocínio do Banco do Brasil. Depois de São Paulo, a exposição será apresentada em Brasília (novembro de 2025 a março de 2026), Belo Horizonte (março a junho de 2026) e Rio de Janeiro (agosto a novembro de 2026).

Serviço

Exposição “MEME: NO BR@SIL DA MEMEFICAÇÃO”
Período: 27 de agosto a 03 de novembro de 2025
Horário: Todos os dias, das 9h às 20h (exceto às terças)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Ingressos: Gratuitos no link e na bilheteria do CCBB

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários