A Galeria ZERØ – Tainara e Pedro Paulo Afonso, em parceria com INC Photography – Julie Schlossman e Monica Paes, dão início à #projetearte com o intuito de levar manifestações artísticas relevantes ao encontro do público agora impossibilitado de ir a galerias, museus e outros locais de exposições e manifestações culturais.
Pedro, Julie e Monica idealizaram um formato simples com toques de sofisticação e contemporaneidade uma vez que a internet é um dos acessos principais à sua execução: “o intuito é que o conteúdo seja visto sem as pessoas saírem de casa, através de portas, janelas, o link do site, redes sociais e afins, evitando aglomerações neste período de pandemia” explicam os coordenadores. “Este projeto foi pensado quando fomos obrigados a nos isolar, e ver o mundo pelas telas; fomos privados do contato humano”, explica Julie Schlossman.
Com o passar dos dias, o confinamento fez com que outros atores importantes no cenário – os profissionais de saúde – chamassem atenção e, para o #projetearte, tornarem-se primeiros protagonistas. As exposições transformaram-se em ações solidárias e de carinho para com eles, e também com o grande público, visando propiciar um curto intervalo para um profundo respiro, quase um suspiro, onde as forças se renovam para que cada um continue a lutar, e vencer, suas batalhas.
No #projetearte, artistas convidados, que atuem nos segmentos de fotografia, vídeo performance e videoarte, tem exposições montadas por equipe da área para apresentação digital em locais públicos e privados, simultaneamente. Essa seleção de trabalhos será projetada em edificações da cidade com facilidade de acesso visual, em locais a serem informados, ao mesmo tempo em que um link da mostra é disponibilizado no site do projeto para que o público possa assistir, projetar externamente ou dentro de seu próprio ambiente, as obras do artista desta edição. “O refúgio de hoje são as janelas, a porta para o mundo, onde se pode sentir o vento, por onde a luz entra, os cheiros, e podemos ver as pessoas, as poucas que ainda transitam solitárias pela rua”, comenta Monica Paes. A projeção tem tempo médio estimado de 15 minutos e sua frequência é semanal. A agenda estará disponível tanto no site como nas redes sociais do projeto #projetearte.
“É um movimento que, utilizando a internet, cria uma rede de fomentadores que atuam para que a arte chegue à sua vizinhança, utilizando os equipamentos disponíveis e divulgando conteúdo artístico ao seu redor”, explica Pedro Paulo Afonso.
#projetearte surge como um potente anticorpo – arte! Um projeto ambicioso que quer ultrapassar limites: “a barreira física está superada – distância, fuso horário, paredes, portas, grades, portões – pois seja em São Paulo, Tóquio, Berlim, Dubai, Vancouver ou Londres, o conteúdo está disponível para ser projetado”.
A primeira projeção é composta por 30 imagens da série “I Am Light”, do fotógrafo Gabriel Wickbold: “A ideia de usar tecnologia para inspirar e criar está presente em meu processo artístico. Nessa série mostro que o ser humano é luz e é do seu interior que parte um universo infinito de possibilidades. Gosto de ousar, de criar, de inspirar e de mostrar novos caminhos usando a tecnologia como ferramenta para compor uma obra de arte. Nesse projeto utilizo técnicas para representar a iluminação espiritual, com os modelos cobertos de glitter desenhando no ar. Foi quase como uma leitura de aura que, vista através da câmera, emana energia vital e revela o que cada ser tem dentro de si, um brilho próprio que precisa para alcançar seu propósito de vida. Nós estamos sempre em evolução.”
A proposta central busca proporcionar um descanso, um momento leve nesse período difícil bem como aproximar as pessoas da fotografia. Um momento de arte, com colaboração de diversos parceiros e artistas que disponibilizam obras de arte e/ou seu trabalho que possibilita essa ação. O #projetearte é possível pela soma das intenções positivas de Galeria ZERØ, INC Photography, Balady Com., Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, Hospital São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Visualfarm, Pé de Ferro, La Photo Galeria e Global/ GQM. Cada um em sua área de expertise oferece esse presente que visa falar ao coração.
“Ao longo da história da Humanidade, a arte combateu guerras, epidemias, pandemias e salvou milhares de pessoas da solidão de suas memórias.” – Julie Schlossman e Monica Paes
–Hospital São Paulo – R. Napoleão de Barros, 715 – Vila Clementino, São Paulo – SP
*a agenda das próximas semanas inclui fotografias de: Fabiane Aleixo, Julio Bittencourt, André Cunha, Andrea Fiamenghi, Oskar Metsavaht, Monica Paes, Daniel Taveira (more to come!)
**as projeções serão sempre feitas as sextas-feiras, às 20hs. Link de streaming disponível no site e nas redes sociais #projetearte
***os próximos endereços de projeção oficial serão informados conforme as parcerias forem sendo acertadas. O Hospital São Paulo/Escola Paulista de Medicina será sempre nosso Ponto Zero.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…