“Regina Silveira: Tramadas”, a primeira exposição individual da artista em Salvador

Regina Silveira ganha sua primeira exposição individual em Salvador com Tramadas, mostra apresentada pela Galatea Salvador em parceria com a Luciana Brito Galeria. A abertura acontece no dia 4 de julho, das 18h às 21h, e coincide com as celebrações da semana da Independência da Bahia, comemorada em 2 de julho.

Fruto de uma parceria inédita, a exposição tem curadoria de Adriano Casanova e Tomás Toledo, conta com texto crítico de Ana Maria Maia e reúne obras emblemáticas de Regina Silveira, muitas delas inéditas no Brasil, que sintetizam sua pesquisa em torno do bordado ao longo dos anos.
Regina Silveira: Tramadas
Este elemento recorrente na obra de Regina Silveira desde 1999, o uso do bordado em ponto de cruz, entendido como codificação da imagem, remete a uma herança trans-histórica e intercultural, relacionada à própria história remota da alfabetização das mulheres, em sua trajetória de resistência.

Uma grande instalação site-specific será destaque da mostra. Intitulada Malfeitos, faz parte da série dos “bordados malfeitos” e ganha uma reativação inédita adaptada à fachada de vidro da galeria, convidando o público a conhecer mais. Outros trabalhos apresentados incluem Dreaming of Blue II (2016), painel em cerâmica com sobrevidrado, em diálogo com a série histórica de gravuras Risco (1999), além de gravuras da série Armarinhos (2002-2003), representando elementos relacionados à prática do bordado, como agulha, botão e alfinete, e as serigrafias Tramada (Pink) (2014) e Blue Skies (2015).
Serviço
Exposição Regina Silveira: Tramadas
Galatea + Luciana Brito Galeria
Abertura: 4 de julho de 2025, sexta-feira, 18h às 21h
Exposição: 4 de julho a 11 de outubro de 2025
Visitação: terça – quinta | 10 às 19h; sexta | 10 às 18h; Sábado | 11h às 15h
Local: Galatea Salvador. Rua Chile, 22 – Centro | Salvador, BA
Obras em Destaque
Leia também: Exposição no Museu A Casa do Objeto Brasileiro ressalta artesanato paraibano em SP