O fotógrafo Luiz Baltar está exibindo sua mais recente obra na exposição “Rio de Cidades”. A mostra, com curadoria de Marcia Mello, está em cartaz na Galeria Sesc Nova Iguaçu. Financiado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar na categoria de Artes Visuais, o projeto explora as nuances do Rio de Janeiro por meio das lentes de Luiz Baltar.
A exposição fotográfica, aberta gratuitamente ao público, permanecerá em exibição até 2 de junho. Com uma seleção cuidadosa de obras, a mostra propõe um diálogo íntimo entre idealização e realidade. Através de suas colagens digitais, Baltar retrata as tensões e conflitos urbanos, desafiando convenções artísticas e convidando os visitantes a explorar novas perspectivas da vida urbana.
“É uma conquista pessoal poder compartilhar essas obras com o público do Sesc e, ao mesmo tempo, contribuir para a aproximação entre arte e fotografia documental, que tem muito a acrescentar ao diálogo e à reflexão sobre as desigualdades em nossa sociedade”, afirma Baltar.
Composto pelas séries autorais “Anomia” e “Fluxos”, o evento individual transmite um sentimento de desalento diante das disparidades sociais, oferecendo novas visões da cidade aos cariocas. Ao unir arte e reflexão social, o artista visual convida o público a questionar a idealização da cidade e a enxergar o Rio de Janeiro em toda a sua complexidade e diversidade.
“Luiz Baltar faz da sua arte um movimento no qual o pensar e o sentir se integram no olhar, deslocando nossos sentidos e experiências. Propõe uma nova maneira de olhar para a cidade para compreendê-la em sua dimensão alteritária, onde cada existência humana é única e singular ao mesmo tempo em que é plural e coletiva”, destaca Marcia Mello.
Luiz Baltar é um fotógrafo documentarista e artista cujo imaginário se desenvolveu na periferia. Reconhecido por provocar reflexões sobre a condição humana e as complexidades do mundo moderno por meio de sua arte inovadora e provocativa, ele continua a desafiar convenções e a promover diálogos importantes sobre as disputas políticas e subjetivas na cidade. Seus projetos autorais e documentações fotográficas centram-se em território, cultura e direito à cidade, com interesse particular em mobilidade urbana, violência policial e direito à moradia. Baltar colabora com publicações no Brasil e no exterior, abordando temas relacionados aos direitos humanos.
Exposição “Rio de Cidades”, de Luiz Baltar
Data: até 2 de junho
Horários: Terças a sextas, das 9h30 às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
Entrada gratuita
Indicação etária: livre
Local: Galeria do Sesc Nova Iguaçu
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro convida para a inauguração da exposição individual Denso…
A Zipper Galeria inaugura no dia 8 de maio de 2025 a exposição “Tantos museus…
A técnica de assemblage, caracterizada pela junção de objetos diversos para formar composições tridimensionais, emergiu…
Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…
Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…
De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…