O fotógrafo Luiz Baltar está exibindo sua mais recente obra na exposição “Rio de Cidades”. A mostra, com curadoria de Marcia Mello, está em cartaz na Galeria Sesc Nova Iguaçu. Financiado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar na categoria de Artes Visuais, o projeto explora as nuances do Rio de Janeiro por meio das lentes de Luiz Baltar.
A exposição fotográfica, aberta gratuitamente ao público, permanecerá em exibição até 2 de junho. Com uma seleção cuidadosa de obras, a mostra propõe um diálogo íntimo entre idealização e realidade. Através de suas colagens digitais, Baltar retrata as tensões e conflitos urbanos, desafiando convenções artísticas e convidando os visitantes a explorar novas perspectivas da vida urbana.
“É uma conquista pessoal poder compartilhar essas obras com o público do Sesc e, ao mesmo tempo, contribuir para a aproximação entre arte e fotografia documental, que tem muito a acrescentar ao diálogo e à reflexão sobre as desigualdades em nossa sociedade”, afirma Baltar.
Composto pelas séries autorais “Anomia” e “Fluxos”, o evento individual transmite um sentimento de desalento diante das disparidades sociais, oferecendo novas visões da cidade aos cariocas. Ao unir arte e reflexão social, o artista visual convida o público a questionar a idealização da cidade e a enxergar o Rio de Janeiro em toda a sua complexidade e diversidade.
“Luiz Baltar faz da sua arte um movimento no qual o pensar e o sentir se integram no olhar, deslocando nossos sentidos e experiências. Propõe uma nova maneira de olhar para a cidade para compreendê-la em sua dimensão alteritária, onde cada existência humana é única e singular ao mesmo tempo em que é plural e coletiva”, destaca Marcia Mello.
Luiz Baltar é um fotógrafo documentarista e artista cujo imaginário se desenvolveu na periferia. Reconhecido por provocar reflexões sobre a condição humana e as complexidades do mundo moderno por meio de sua arte inovadora e provocativa, ele continua a desafiar convenções e a promover diálogos importantes sobre as disputas políticas e subjetivas na cidade. Seus projetos autorais e documentações fotográficas centram-se em território, cultura e direito à cidade, com interesse particular em mobilidade urbana, violência policial e direito à moradia. Baltar colabora com publicações no Brasil e no exterior, abordando temas relacionados aos direitos humanos.
Exposição “Rio de Cidades”, de Luiz Baltar
Data: até 2 de junho
Horários: Terças a sextas, das 9h30 às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
Entrada gratuita
Indicação etária: livre
Local: Galeria do Sesc Nova Iguaçu
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…
Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…
Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…