Exposições e Eventos

Sesc RJ lança edital de R$ 30 milhões para projetos culturais

Edital se consolida como uma das principais ferramentas de incentivo à cultura do estado.

Por Equipe Editorial - fevereiro 28, 2023
285 0
Pinterest LinkedIn

O Sesc RJ lança nesta quarta-feira (01/03), às 10h, mais uma edição do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, instrumento pelo qual a instituição selecionará atrações artísticas para sua programação em 2024. A cerimônia acontece no auditório da sede do Sistema Fecomércio RJ (Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo).

Categorias do edital SESC RJ

Serão R$ 30 milhões distribuídos entre atrações de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, exposição, audiovisual, literatura, música e intervenções artísticas volantes.

Uma das novidades deste ano é a subcategoria “Produção Audiovisual”, que destinará recursos para realizadores transformarem seus roteiros em produções. Outra é a possibilidade de submissão de projetos a serem apresentados em espaços públicos e escolares – e não apenas nas unidades do Sesc RJ –, com o objetivo de democratizar e capilarizar ainda mais a programação cultural da instituição. O processo seletivo também foi aprimorado de modo a simplificar e ampliar o alcance da iniciativa.

As inscrições de projetos se iniciam no dia 9 de março, se estendendo até 6 de abril, através de ferramenta on-line disponibilizada no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br). Cada proponente poderá inscrever até 3 projetos, podendo ser selecionado apenas um por categoria. A seleção é aberta a projetos de todo o país, que podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEI).

Sobre o edital Sesc RJ

Criado em 2021, o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar nasceu com o objetivo de reativar o setor após o impacto da Covid-19. De lá para cá, a iniciativa vem se consolidando como uma das mais importantes ferramentas de incentivo à cultura do estado. Na última edição, o edital recebeu inscrições de 3.330 projetos de 7 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná. A expectativa para 2024 é ampliar o número e a procedência das produções, assim como aumentar a programação artística para a população fluminense.

“O edital foi criado em um momento bastante desafiador, quase em caráter emergencial, quando a pandemia atingiu severamente o setor cultural. Hoje, o edital está consolidado na nossa política de incentivo à cultura e, a cada ano, é aprimorado para atender tanto aos anseios do setor como às exigências do público espectador. A excelência técnica, a pluralidade e a relevância temática dos projetos selecionados são indicativos de que estamos no caminho certo – percepção essa que é referendada publicamente pela crítica especializada e pelo público que lota nossos equipamentos culturais espalhados pelo estado”, observa o presidente do Sesc RJ e Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.


Serviço

Lançamento do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024
Dia 1º/3/2023 – 10h
Sede do Sistema Fecomércio RJ – Auditório
Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo – Rio de Janeiro


Leia também: MAM Rio abre inscrições para a Residência “Territórios Curatoriais”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários