Detalhe - Autorretrato, 1923 (também conhecido como Manteau Rouge). Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o mais importante da área de eventos, na categoria “Projeto Futuro de Evento Artístico” pela Exposição Imersiva e interativa “O Mundo de Tarsila”, que acontecerá no primeiro semestre de 2026.
A exposição imersiva de Tarsila, a exemplo das similares de Van Goh e Michelangelo, levará os visitantes a um mergulho na vida e nas obras da pintora modernista. “O mundo de Tarsila” ocupará uma área inédita de aproximadamente 1.200 metros quadrados organizada em dez salas expositivas, cada uma dedicada a diferentes fases e linguagens da trajetória artística de Tarsila do Amaral.
A experiência fará uso de tecnologias de ponta, como projeções em grande escala, realidade aumentada, realidade virtual e
recursos tridimensionais; com o objetivo de se consolidar como a maior exposição imersiva já realizada no Brasil.
Por que Tarsila do Amaral é tão importante para a arte?
Para Paola Montenegro, CEO da Tarsila do Amaral S/A e uma das curadoras da exposição, o prêmio reconhece a relevância do projeto e o momento de crescimento das experiências imersivas no cenário cultural: “As exposições imersivas têm se mostrado potentes porque criam experiências de aproximação e escuta. ‘O Mundo de Tarsila’ nasce do desejo de convidar o público a entrar no universo da minha tia bisavó, não apenas para ver suas obras, mas para sentir seus momentos, suas cores e
suas ideias. Imagem, som e luz se articulam como ferramentas de mediação, ampliando as formas de encontro com a obra de Tarsila do Amaral.”
Para João Giani Vasconcellos, CEO da agência LiveIdea, a exposição ‘O Mundo de Tarsila’ é um projeto 100% brasileiro: “Pensado do Brasil para o mundo! Para valorizar a maior artista brasileira, uma mulher à frente do seu tempo, fundamental para a nossa cultura e identidade nacional. Fazer parte desse legado, ajudar a contar a história de Tarsila do Amaral para as próximas gerações é um privilégio enorme e uma responsabilidade que assumimos com muito respeito, emoção e compromisso com a excelência.”
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand acaba de conquistar o…
Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…
Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…
Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…
Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…