Mulungu, República democrática do Congo (1952) - Pierre Verger
Pierre Verger, o fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu boa parte de sua vida no Brasil, terá suas obras em exposição no Museu de Arte do Rio (MAR), até 28 de maio de 2023.
Provocar reflexões sobre a diversidade cultural através da pluralidade dos povos. Essa é a essência da exposição, em parceria com a Fundação Pierre Verger, “Todos Iguais, Todos Diferentes?”.
A mostra, que possui curadoria de Alex Baradel, apresenta mais de 200 imagens feitas pelo fotógrafo francês Pierre Fatumbi Verger , que provocam diálogos sobre questões atuais, além de expressar uma das contradições mais importantes e indispensáveis para um mundo harmonioso: Somos todos iguais em sermos diferentes.
Além das fotografias, o público confere depoimentos de diversos artistas, intelectuais e pensadores de países fotografados por Verger. Entre eles Esteban Volkov e Juan Coronel Riveira, netos de Trotsky e de Diego Riveira. E no dia da abertura, quem estiver presente, ainda vai participar de uma visita guiada com o curador Alex Baradel.
O fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês Pierre Fatumbi Verger viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Seu trabalho, baseado no cotidiano e nas culturas populares, foi de grande importância e é estudado até hoje.
Exposição “Todos Iguais, Todos Diferentes?”
Data: até 28 de maio de 2023
Local: Museu de Arte do Rio (MAR)
Leia também: Museu Histórico Nacional abre exposição sobre povos originários
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…