ArtRio 2025 acontece de 10 a 14 de setembro na Marina da Gloria, RJ
A ArtRio chega em 2025 à sua 15ª edição, consolidada como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes da América Latina. Desde sua criação em 2011, a Feira de Arte do Rio promove ações contínuas ao longo do ano, ampliando o acesso e o contato com a arte para diferentes públicos.
Além de incentivar visitas a museus, galerias e instituições, também realiza atividades educativas e culturais. Com esse propósito, a ArtRio fortalece o mercado, seus agentes, fomenta debates, estimula o colecionismo e contribui para a formação de novos públicos.
A cada edição, a feira conta com mais de 100 colecionadores e curadores que vem ao Rio de Janeiro especialmente para a feira, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. Além de visitar a ArtRio, a programação para os convidados inclui visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas.
O Comitê Curatorial da ArtRio 2025, responsável pela seleção das galerias participantes do programa PANORAMA, foi formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte) e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).
Por mais um ano, o programa SOLO_DUO trará galerias com projetos desenvolvidos por um ou dois artistas, sob curadoria de Ademar Brito. A ArtRio 2025 apresenta ainda os programas especiais: BRASIL CONTEMPORÂNEO, que reúne artistas cujas práticas privilegiam tecnologias manuais, com curadoria de Paula Borghi; o JARDIM DE ESCULTURAS, destinado à exposição de obras tridimensionais de grandes dimensões das galerias participantes dos programas da feira, sob curadoria de Christiane Laclau; e o programa MIRA de videoarte, com curadoria da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Completam a ArtRio 2025 o programa EXPANSÃO, que se dedica à valorização e apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social, o Palco ArtRio, o Terraço Stella Artois e a área editorial.
No primeiro dia do evento, serão anunciados os vencedores do Prêmio FOCO 2025, em um estande dedicado, no Pavilhão MAR.
Seguindo o cenário global de discussão e atitudes focadas em sustentabilidade e conscientização sobre o tema, a feira também vai seguir por mais um ano com uma série de ações voltadas para a redução de seu impacto.
Confira a programação cultural da ArtRio 2025
15ª edição da ArtRio
Data: de 10 a 14 de setembro de 2025
Local: Marina da Glória. Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória. Rio de Janeiro – RJ.
Leia também “Insurgências Indígenas” apresenta mais de 250 obras no Sesc Quitandinha – RJ
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…