Os Salões de Artes Visuais chegam à sua 64ª edição, completando 30 anos de história em 2022. Iniciativa da Fundação Cultural do Estado (SecultBA), a edição vem apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em artes visuais, divulgar e valorizar o trabalho de artistas também em início de carreira, além de estimular a reflexão sobre temas relevantes para o estímulo ao pensamento crítico contemporâneo.
Para isso, a Funceb irá abrir a Exposição Coletiva no Museu de Arte da Bahia com obras dos 42 artistas e grupos selecionados via edital. Foram selecionados 6 artistas/grupos de cada um dos 6 macroterritórios da Bahia, e outros 6 de Salvador. Eles também irão compor o Catálogo Coletivo dos Salões. O edital reforçou, também, a importância das políticas de inclusão no setor da cultura reservando vagas a pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência e proponentes que se autodeclararam mulher cisgênero, pessoas transgêneros e travestis.
Dentre os selecionados, 14 artistas ou grupos serão premiados com o valor de R$ 15 mil cada, sendo dois prêmios para cada um dos seis macroterritórios do estado, e dois prêmios provenientes da cidade de Salvador. Além disso, os expositores receberam auxílio para custeio de sua participação.
Criado em 21 de julho de 1992, na cidade de Alagoinhas, como Salões Regionais de Artes Plásticas da Bahia, é o mais antigo dos projetos continuados pela Funceb e vêm sendo aprimorado a cada ano a partir de importantes modificações resultantes de consultas e sugestões feitas por profissionais que participaram de edições anteriores e da escuta da sociedade civil, que são incorporados ao projeto.
Em 2012, ao completar 20 anos, os Salões tiveram sua terminologia atualizada para Salões de Artes Visuais da Bahia, assumindo assim a representação múltipla e contemporânea da iniciativa da Funceb.
Ao longo dos anos o projeto se fortaleceu e potencializou a sua perspectiva como propulsor da produção/difusão das artes visuais da Bahia para o cenário nacional, totalizando um número significativo de prêmios por chamadas. Os Salões de Artes Visuais da Bahia têm na territorialização um dos seus fundamentos mais tradicionais e inclui premissas que garantem abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária para cada um dos seis macroterritórios, e para a cidade de Salvador.
O Museu de Arte da Bahia, fundado em 1918, é o mais antigo museu da Bahia e um dos dez primeiros fundados no Brasil. Possui um acervo de aproximadamente 5 mil obras de grande valor histórico e artístico, desde meados do século XIX. O MAB sedia exposições permanentes e temporárias, além de organizar múltiplas atividades culturais como cursos, ciclos de conferências, apresentações musicais e exibição de filmes.
64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia – abertura da Exposição Coletiva
Quando: 8 de outubro de 2022 (sábado), às 14h
Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB) – Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador (BA)
Entrada gratuita
Leia também:
Exposição homenageia centenário de Saramago em Salvador
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…