Galerias e Eventos

Exposição homenageia centenário de Saramago em Salvador

coletiva acontece entre 22 de setembro e 30 de outubro

Por Equipe Editorial - setembro 21, 2022
28 0
Pinterest LinkedIn

Em homenagem ao centenário de José Saramago, o ME Ateliê da Fotografia lança a mostra coletiva ‘Saramago 100 Anos’ em Salvador. Gratuita e aberta ao público, a exposição, idealizada pelo artista e fotógrafo Mário Edson, recebeu o aval da viúva de José Saramago e ficará em cartaz de 22 de setembro até 30 de outubro, de quinta a domingo, das 16h às 19h.

A exposição será composta por 49 obras em gêneros artísticos diversos: fotografia, pintura, cerâmica, bordado, desenho, escultura, quilling, colagem, gravura digital e caricaturas. Entre os 46 artistas nacionais e internacionais estarão presentes nomes como Bernardo Tochilovsky, Karla Brunet, Ike Ferreira, Ana Uzêda Luiz Mário, Dida Murta, Mili Genestreti e imagem do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado.

Curador e idealizador da exposição, Mário Edson explica que a inspiração em realizar um tributo a Saramago está explícita na própria carreira do poeta, jornalista e escritor. José Saramago é o único escritor da língua portuguesa a ser laureado com um Prêmio Nobel de Literatura. Além disso, Mário destaca que a ‘Coletiva Saramago 100 Anos’ fará com que o público e também os artistas participantes reflitam sobre todo legado deixado pelo artista.

centenário de Saramago

“As escolhas do Ateliê são pautadas nas grandes figuras que através de suas contribuições artísticas e culturais deixaram um legado para o mundo, sejam elas brasileiras ou não, primamos pela necessidade de reverberar e perpetuar tais conteúdos para gerações futuras e principalmente para provocar e incentivar artistas e público a uma reflexão acerca de temas e obras de importância singular”, completa.

Sobre Saramago

José Saramago nasceu em Azinhaga, aldeia portuguesa da província de Ribatejo, em 16 de novembro de 1922, e se mudou ainda criança com seus pais para Lisboa. Com a paixão pela leitura e escrita, seu estilo de obra único revolucionou a literatura de seu tempo, foi um autor de múltiplos gêneros – escreveu poemas, peças de teatro, crônicas, contos, novelas, romances e manteve também um blog. E foi a forma da prosa que o consagrou como grande escritor do século XX.


Serviço

Coletiva Saramago 100 Anos
Onde: ME Ateliê de Fotografia
Ladeira do Boqueirão, nº 6.
Santo Antônio Além do Carmo
Quando: De 22 de setembro até o dia 30 de outubro
Horário: De quinta a domingo, das 16h às 19h


Leia também:
8º Prêmio Artes Tomie Ohtake: conheça as vencedoras

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários