Zipper Galeria recebe a 17ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria
Exposição reúne dez artistas selecionados entre 371 inscritos e reforça a visibilidade da produção contemporânea sem representação por galerias em São Paulo
A Zipper Galeria recebe, entre 17 de janeiro e 28 de fevereiro, a 17ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, iniciativa do Mapa das Artes dedicada à valorização e à circulação da produção contemporânea de artistas ainda sem representação em galerias de São Paulo. A mostra ocupa o térreo do espaço e apresenta obras de dez artistas selecionados, além de um artista contemplado com o Prêmio Estímulo Fora do Eixo.

Nesta edição, o Salão registrou 371 artistas inscritos, número que representa um crescimento de 22% em relação a 2025 (311 inscritos), 45% em relação a 2024 (255) e 32% em relação a 2023 (281). A adesão crescente evidencia a consolidação do projeto que há 17 anos aposta em alternativas democráticas para a exibição, divulgação, documentação e comercialização da arte contemporânea. O Salão é voltado a artistas de diferentes idades e localidades que, por diversas razões, ainda não integram o circuito de galerias em São Paulo.
A seleção foi realizada por um júri formado por Alef Bazilio (produtor e curador independente), Diogo Santos (artista, curador e professor universitário) e Mario Gioia (jornalista, crítico e curador independente), que analisaram os portfólios inscritos e definiram o conjunto de artistas participantes da exposição.

Os artistas selecionados para a 17ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria são: Bernardo Liu (RJ), Dani Shirozono (MG/SP), Demir (DF), Isabela Vatavuk (SP), Mariana Riera (RS), Paulo Valeriano (DF), Romildo Rocha (MA), Santacosta (SP), Shay Marias (RJ/SP) e Timóteo Lopes (BA). O Prêmio Estímulo Fora do Eixo foi concedido a Pedro Kubitschek (MG).
Parceira histórica do projeto, a Zipper Galeria recebe anualmente o Salão dos Artistas Sem Galeria, reafirmando seu compromisso com a renovação do circuito artístico e com o fortalecimento de novas vozes da arte contemporânea brasileira, especialmente aquelas ainda fora do radar do mercado tradicional e do eixo Rio–São Paulo.
Obras em Destaque
Sobre a Zipper Galeria
Localizada no bairro Jardins, em São Paulo, a Zipper Galeria é um espaço dinâmico fundado em 2010 por Fabio Cimino e hoje liderado por Lucas Cimino e Osmar Santos. Com arquitetura assinada por Marcelo Rosenbaum e uma proposta que integra arte e tecnologia, a galeria se tornou referência por acolher artistas emergentes e também nomes consagrados, transitando entre pintura, escultura, fotografia, vídeo, desenho e instalação. Marcada pela pluralidade, ampliou seu escopo ao longo dos anos e criou projetos como o Zip’Up, o Salão dos Artistas Sem Galeria e a Poesia de Fachada, reforçando seu papel como plataforma de experimentação, circulação e renovação da arte contemporânea brasileira.
Serviço
Salão dos Artistas Sem Galeria – 17ª edição
Local: Zipper Galeria – São Paulo, SP
Abertura: 17 de janeiro de 2026, das 11h às 17h
Período expositivo: de 17 de janeiro a 28 de fevereiro de 2026
Realização: Mapa das Artes
Apoio: Zipper Galeria
Exposição ‘Joaquín Torres García – 150 anos’ no CCBB São Paulo

