“Palavras Somam” de Lívia Aquino

0
1275
Livia aquino
foto: Aline Canassa

A exposição de longa duração “Palavras Somam”, em cartaz no MAB FAAP, ganha novas obras a partir do dia 23/5. Com curadoria de Laura Suzana Rodríguez, a mostra joga luz sobre a presença e a potência da palavra nas artes visuais.

Lívia Aquino é pesquisadora do campo da cultura e das artes visuais, professora e artista. Na exposição, apresentará duas obras: “Gritemos” e “Sussurro”, produzidas em 2019, especialmente para a mostra.

“Gritemos”, expressão em 1.ª pessoa do plural do imperativo afirmativo, sugere uma possível ação coletiva diante das estatísticas de violência vividas atualmente pelas mulheres. “Sussurro”, como oposição, trabalha a partir do silenciamento de algumas mulheres como condição para que a violência seja naturalizada. Juntas no espaço indicam certa distância ou proximidade do corpo por meio da palavra lida e ouvida.

Sobre Lívia Aquino

Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participa do Grupo de Pesquisa Proposições Artísticas Contemporâneas e seus Processos Experimentais, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

É professora nos cursos de pós-graduação em Fotografia: Práticas Poéticas e Culturais e em Práticas Artísticas Contemporâneas e no tecnólogo em Produção Cultural da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.

Em 2015 foi contemplada com o Prêmio Funarte Marc Ferrez. Participou de exposições na Pinacoteca de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Instituto Tomie Ohtake, na Fundação Joaquim Nabuco, no Museu de Arte de Ribeirão Preto, e no Sesc São Carlos.

Livia aquino
foto: Aline Canassa

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 17 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Exposição Palavras Somam – Núcleo temporário com Lívia Aquino

  • Abertura: 23/5 (terça-feira), das 18h às 20h
  • Período de visitação: de 24/5 a 05/08
  • Horários: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h (última entrada às 18h); aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h). 
  • (Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado) 
  • Local: MAB FAAP – Sala Annie Alvares Penteado
  • Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
  • Informações: (11) 3662-7198 
  • Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200      
  • Entrada gratuita
Artigo anteriorRevisões oportunas dos anos que vivemos em perigo
Próximo artigoComo criar sua primeira pintura sem stress
Avatar
Estudou cinema na NTFS (UK), Administração na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica em ajudar artistas, galeristas e colecionadores a terem um aspecto mais profissional dentro do mercado de arte internacional.

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here