Fotografia

Serguei Maksimishin e as fotografias do último império.

Considerado um dos maiores nomes de sua geração em âmbito mundial, o fotógrafo russo Serguei Maksimishin apresenta um ousado retrato da atualidade de seu país na exposição O Último Império, em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 7 de agosto a 14 de outubro de 2018 (terça-feira a domingo). Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a mostra proporciona ao público carioca uma visita à Rússia contemporânea em 65 fotografias que revelam o cotidiano russo por meio de uma testemunha sensível e objetiva. O projeto tem patrocínio da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal.

O Último Império esteve em cartaz até julho deste ano na CAIXA Cultural São Paulo e terá a abertura no Rio marcada por uma visita guiada com o curador às 19h. A visita tem entrada franca e é voltada ao público com idade acima de 12 anos.

A exposição permite ao espectador uma imersão no complexo e profundo universo de um país de proporções continentais. A Rússia de Serguei Maksimishin é demonstrada por cenas do dia a dia, que abrangem todos os meridianos do país, de Kaliningrado a Kamchatka. “Seu trabalho apresenta diversas facetas e aspectos da vida na Rússia pós-soviética, mostrando a crise que o país enfrentou nos anos 90 e os problemas atuais”, explica o curador Luiz Gustavo Carvalho. “Ele retrata os antagonismos deste país e a força do antigo sistema soviético, cujos destroços até hoje se mostram presentes na vida cotidiana das pessoas”, continua.

Artisticamente, a obra de Maksimishin reflete um virtuosismo na relação com a luminosidade, enquadramento, assim como na construção das imagens, mostrando a complexidade do universo artístico de um fotógrafo que não se contenta em compreender a sua sociedade superficialmente. “A presença do tempo é existente em todas as fotos selecionadas para a exposição O Último Império, no Brasil. Lá, onde esta presença parece não existir, eu quero simplesmente dizer que nada mudou”, afirma Maksimishin. Sobre suas fotografias e influências, o artista não titubeia: “Se alguém me perguntar o que eu fotografo durante toda a minha vida, eu direi: o ‘homem pequeno’. Portanto, se me questionarem quem é o meu professor principal de fotografia, então direi que é Gogol. Tudo o que busco na fotografia é esse absurdo presente em toda a sua obra”, diz o fotógrafo.

“O tema deste último império é, provavelmente, o mais interessante. Porque eu não sou alguém pronto a pintar a União Soviética apenas com tinta preta. Houve muita coisa boa. Vivemos esse fenômeno complicado e é muito interessante investiga-lo”, finaliza Maksimishin.

Sobre o artista:

Serguei Maksimishin nasceu em 1964. Em 1998, terminou a faculdade de fotojornalismo da Universidade Estatal de São Petersburgo. Entre 1999 e 2003, trabalhou em um dos principais jornais russos, o jornal Izvestia. Desde 2003, é colaborador da agência Focus (Alemanha). Serguei Maksimishin é vencedor de vários importantes prêmios, tais como o Rússia Press Foto, World Press Photo, UNEP International Photographic Competition on the Environmental, entre outros. Suas fotografias foram publicadas nos principais jornais europeus e americanos. Realizou diversas exposições individuais na Rússia, Alemanha, Estados Unidos e França.


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Arte rupestre: o que é e quais são suas características?

O que é arte rupestre? Representa uma manifestação artística muito abrangente, que pode aparecer no…

2 dias ago

Os 8 principais movimentos artísticos do século XX

Os movimentos artísticos do século XX se inserem em um contexto marcado por profundas mudanças…

2 dias ago

Tudo pode ser considerado arte?

Tudo pode ser considerado arte? O que é arte? A partir do "invento" dos ready-mades…

2 dias ago

Do que se trata o livro Um Defeito de Cor?

O livro Um Defeito de Cor é um acontecimento na literatura contemporânea brasileira. O livro…

2 dias ago

Exposição “Um Defeito de Cor” chega ao Sesc Pinheiros

"Um defeito de cor", exposição de grande sucesso apresentada no Museu de Arte do Rio…

2 dias ago

Quem foi Burle Marx?

Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909 – Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por…

2 dias ago