Heba Khamis faz parte do grupo das novas protagonistas do cenário das artes no Egito. Pesquisadora visual, Heba Khamis desenvolve trabalhos fotográficos que se concentram nas questões sociais sensíveis.
Como fotojornalista, fez a cobertura das duas últimas revoluções egípcias, e aprimorou o seu trabalho como fotodocumentarista em Uganda.
Seus recentes trabalhos abordam questões como: a amamentação nos Camarões, a prostituição gay dos refugiados na Alemanha e os transgêneros no Egito.
Seus trabalhos mais conhecidos são as séries: Banned Beauty, Still Me, e Black Birds. Este último lhe rendeu a sua segunda premiação da vida, no concurso “World Press Photo”, em 2019.
Esta vitória faz de Heba Khamis a primeira fotojornalista egípcia a receber o prestigioso prêmio. O projeto vencedor foi exibido em 110 cidades e 45 países, sendo, também, publicado no “NZZ” da Suíça e “Missy” da Alemanha.
Através de um portfólio de fotos, o projeto documenta excepcionalmente as vidas marginalizadas de jovens refugiados na Alemanha. Sem visto, dinheiro ou trabalho, seus medos de deportação pesam, e muitos refugiados têm sido injustamente induzidos a viver em parques como profissionais do sexo gay.
Heba Khamis recebeu anteriormente o prêmio “Através de uma Lente Feminina” em 2018 e a “bolsa Ian Parry” em 2017 por seu projeto “Banned Beauty”, que é categorizado como uma pesquisa visual de longo prazo, iniciada em 2016.
“Banned Beauty“ é um retrato palpitante de uma prática comum em Camarões, na qual mães e avós achatam os seios de suas filhas usando objetos aquecidos a ferro. Eles reivindicam um objetivo comum por trás do engomar das mamas, que é tornar as meninas menos atraentes para os homens, para que não sejam assediadas. Sentimentos mistos surgem do projeto em torno do amor que leva as mães a causar dor física às suas filhas.
Foto 1: Série – “ Black Birds”
Foto 2: Série -“ Black Birds”
Foto 3: Série – “ Black Birds”
Foto 4: Série – “ Black Birds”
Foto1: Série – “ Banned Beauty”
Foto 2: Série – “ Banned Beauty”
Foto 3: Série – “ Banned Beauty”
Foto 4: Série – “ Banned Beauty”
Foto 1: Série – “ Still Me”
Foto 2: Série – “ Still Me”
Foto 3: Série – “ Still Me”
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…