Quem é o artista? Marcos Muniz
O que vai ter na exposição? Fotografias
Até quando? 28 de outubro
MIS estreia a penúltima mostra do programa Nova Fotografia 2012: Entre Muros e Ideias, de Marcos Muniz
Imagens expostas retratam fragmentos do conflito entre palestinos e israelenses que convivem nas cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Belém. A abertura acontece no dia 11 de setembro, às 19h. Esta é quinta da série de exposições dos selecionados no programa Nova Fotografia 2012
A quinta exposição do projeto Nova Fotografia 2012 apresenta o trabalho do paulista Marcos Muniz, na série Entre Muros e Ideias, no MIS – instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A visitação, que vai dos dias 12 de setembro a 28 de outubro, é gratuita.
O foco da série de Muniz é trazer a realidade de palestinos e israelenses à tona por meio de alegorias bélicas e religiosas que circundam as ruas e movimentos sociais nas cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Belém. Na mostra, o artista desnuda o culto à fé e as crença políticas e religiosas de árabes e judeus em imagens que se inserem entre o tangível e o intangível.
A pluridade cultural e étnica de Jerusalém reforça a discussão de que é preciso reatar os laços seculares de dois povos manchados por conflitos e desentendimentos. De ambos os lados, o estado de tranquilidade vigiada é evidente. Por lá, árabes e judeus tomam e retomam suas rotinas atravessando os muros, conhecidos como “checkpoints”, que separam fisicamente os dois povos.
Nota-se também o culto à fé, à crença político-ideológica de árabes e judeus, divididos por opiniões e costumes. E, a partir desse viés, a série de imagens reforça o composto argumentativo do “tangível” (muros, cercas, pôsteres e metralhadoras), que dão espaço à estética do “intangível“ (ideias, ideologias, estética visual e religião). Para intensificar o debate da relação entre os povos, a mostra também terá áudios com canções-leituras da Torah e do Alcorão.
A visitação da mostra Entre Muros e Ideias – Nova Fotografia 2012 é gratuita e vai de 27 de junho a 12 de agosto, no Espaço Nicho.
Sobre o programa
O projeto Nova Fotografia tem o intuito de colocar o MIS à disposição de novos fotógrafos para que possam exibir seus trabalhos inéditos e criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores, pouco conhecidos e que se distinguem pela qualidade e inovação de suas obras. Para esta primeira edição, seis projetos fotográficos foram selecionados e estão sendo expostos ao longo de 2012.
Já os interessados em participar do programa para o ano de 2013 podem se inscrever até o dia 12 de setembro, gratuitamente, no site do MIS: www.mis-sp.org.br
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…