Fotografia

[Passo a passo] Como fotografar obras de arte

10 dicas para que suas fotos fiquem perfeitas sem ter que investir em câmeras e equipamentos caros.

Por Paulo Varella - outubro 28, 2021
112 0
Pinterest LinkedIn

Muitos artistas prejudicam suas vendas por não saberem como iluminar ou fotografar suas obras de arte corretamente.

Para ter sucesso nessa carreira, é preciso saber selecionar tanto os materiais ligados diretamente à obra, quanto os fatores externos a ela, como a sua exposição posterior.

Este detalhe importante pode afetar seu trabalho durante os processos de documentação, divulgação e venda.

A ideia desta matéria é fazer com que você tenha suas obras digitalizadas em qualidade máxima, para que possam ser utilizadas tanto online quanto em catálogos impressos. Isso certamente ajudará em sua imagem como artista profissional.

Então, ao fotografar a sua arte preste atenção a estas dicas:


1. Use um tripé

Coloque seu tripé na frente e no centro de sua arte. Se estiver usando um cavalete, mantenha o cavalete e a arte o mais vertical possível.

Se você estiver apoiando sua arte contra uma parede, certifique-se de que a câmera esteja alinhada no mesmo ângulo da obra.

Isso mantém os lados dela paralelos aos lados da foto e evita quaisquer correções de perspectiva desnecessárias na pós-produção, que podem exigir um software caro.

foto via amazonaws.com

2. Ajuste a Perspectiva

Alinhe a câmera diretamente na frente da sua obra de arte. Não deixe o quadro inclinado ou visto de baixo para cima, por exemplo.

Como fotografar obras de arte
Posicione a sua câmera bem a frente do quadro. Se for preciso, use uma linha para medir a distância entre os lados do quadro e o centro da sua lente.
Foto não centralizada de um quadro

3. Preencha o campo da sua câmera fotográfica

Depois de corrigir a distorção, certifique-se de preencher o quadro com a arte.

Tirar uma foto com o seu quadro pequeno na tela resulta em uma imagem de baixa resolução. Ao recortar, você estará limitando o tamanho que a imagem poderá ser reproduzida.

Como fotografar obras de arte
Veja que o enquadramento ocupa a maior parte da tela. Perceba também que usamos um ISO 100. É importante ter o mínimo de ruído na sua imagem. Como você vai usar um tripé, pode deixar o tempo de exposição baixo.

4. Cuidados com o foco

Imagens borradas e fora de foco inutilizarão suas fotografias. Ninguém vai olhar para imagens que não sejam nítidas.

Existem duas causas para fotografias desfocadas/tremidas: falha em manter a câmera estável e quando a câmera não consegue focar na obra de arte.

Tome cuidado para que a câmera não foque em um objeto que esteja atrás do seu quadro. Coloca-lo na parede para fotografar evita que isto ocorra.


5. Cuidado com os reflexos

Às vezes, você não consegue ver a obra de arte por causa do brilho e dos reflexos. Normalmente, isso acontece quando o trabalho está emoldurado atrás de um vidro ou quando a pintura tem um verniz brilhante.

Pinturas a óleo e acrílicas altamente texturizadas com verniz brilhante são especialmente propensas a ter graves problemas de brilho e reflexo.

Como fotografar obras de arte
Quadros com vidro ou verniz refletem a luz utilizada para a reprodução. Procure colocar-las em um ângulo mais baixo

Se você trabalha com essas mídias, certifique-se de fotografar sua arte antes de adicionar um verniz brilhante. Caso trabalhe em tons pastel ou aquarela, fotografe a arte antes de colocá-la atrás de um vidro protetor.

Ao usar luzes para tirar fotos, certifique-se de que elas estejam em um ângulo de 45º (ou mais) em relação à câmera para que não reflitam na lente da câmera.


6. Use somente um tipo de luz

Outro grande problema em fotografar sua arte é que a iluminação pode parecer irregular. 

O balanceamento de cor automático não é perfeito, especialmente se você estiver tirando fotos em um local que tem mais de uma fonte de luz fornecendo uma iluminação “mista”. 

Aqui vemos duas fontes de luz com temperaturas diferentes. Isto torna quase impossível conseguir um arquivo digital com cores fiéis.

Certifique-se de usar apenas uma fonte, incandescente ou luz do dia, e deixe o AWB fazer seu trabalho.

Para fotografia interna, use duas luminárias LED balanceadas para a luz do dia (5000K). 


7. Cuidados com a distorção da foto

Usar uma lente grande angular pode causar fortes distorções na sua reprodução. O ideal é usar uma lente tele objetiva e se afastar do quadro.

Usando uma lente grande angular, aparecem distorções nas linhas do quadro. Procure usar uma tele objetiva para fazer as suas reproduções

Quanto maior for a distancia focal da lente, menos distorção terá a sua reprodução. Isto vai economizar o seu tempo na hora de editar o trabalho no computador.


8. Use um cartão de referência de cinza na hora de fotografar

Uma detalhe que eu considero muito importante e colocar ao lado do seu quadro uma cartela de referência de cores, assim quem for reproduzir o seu quadro saberá exatamente quais são as cores corretas dele.

Uma cartela é algo barato e dura uma vida toda.

Como fotografar obras de arte
Faça uma foto usando um cartão de cores e depois faça a mesma foto nas mesmas condições sem o cartão para usar. O cartão vai servir de referência de cores para o seu trabalho.

9. Aproveite e tire close ups

Depois de registrar a obra na íntegra, tire fotos de detalhes. Isso pode ajudar a demonstrar sua técnica.

Em plataformas como o Instagram, a capacidade de publicar várias imagens num só post oferece uma grande oportunidade para compartilhar seu trabalho e qualquer detalhe que seja motivo de orgulho para você.

Mostre sua obra em com vários detalhes, isto vai ajudar um potencial comprador entender melhor o seu trabalho.

10. Edite seu arquivo digital

Os artistas têm opiniões divergentes sobre o uso do Photoshop para editar a imagem de sua arte, mas esta é uma etapa vital no processo de documentação.

Seu arquivo digital deve ser corrigido para garantir que as cores correspondam ao trabalho original. O tom e o contraste devem ser aprimorados para compensar quaisquer detalhes perdidos.

Como fotografar obras de arte
é sempre bom fotografar em RAW para poder ter o controle completo sobre os ajustes da sua foto sem perder qualidade

Remova digitalmente qualquer poeira e manchas relacionadas ao sensor da câmera, mas não altera o trabalho em si. O objetivo é fazer com que sua arte pareça o mais próximo possível da experiência da vida real, sem edições excessivas.


Conclusão

Podem parecer muitos detalhes na hora de reproduzir uma obra de arte, mas uma vez que você se acostume, tudo fica relativamente fácil.

Este processo de fotografia que usamos na matéria demandou equipamentos razoavelmente baratos e que podem ser comprados facilmente.

Se você tiver alguma duvida sobre este processo, entre em contato com a equipe do laboratório Instaarts, eles vão ajudar.


Transforme - Banner Instaarts

Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários