Robert Farber, o fotógrafo que influenciou uma geração
O estilo de Robert Farber influenciou gerações de fotógrafos. Seu estilo impressionista e pictórico capta a essência da composição em todos os gêneros, incluindo nus, natureza morta, paisagens e arquitetura. Seus dez livros de arte fotográfica venderam mais de meio milhão de cópias.
Jacqueline Kennedy Onassis trouxe Farber para a Doubleday para a publicação de seu livro “By the Sea”, que ganhou o prêmio de diretor de arte em fotografia colorida. Além de inúmeros prêmios criativos, Robert Farber também recebeu o prêmio de fotógrafo do ano da PMA (Associação de Fabricantes de Fotografia), Prêmio ASP Internacional do PPA (Fotógrafos Profissionais da América) e da Sociedade Americana de Fotógrafos. Este prêmio foi dado para aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a ciência e arte da fotografia. Alguns ganhadores anteriores deste prêmio incluem o Dr. Edwin Land (inventor da Polaroid), George Hurrell e a National Geographic.
O trabalho de Farber com nus na arte e no mundo comercial é conhecido e respeitado. Ele lecionou para a Ogilvy & Mather sobre o “Nude in Advertising”. A ASMP solicitou o uso dos nus de Farber como exemplos do aplicativo artístico em apoio ao National Endowment of Arts, após seu apoio à controversa exposição Mapplethorpe / Serrano. Seu livro, Farber Nudes, também foi incluído na coleção de propriedades de Jacqueline Kennedy Onassis.
As fotografias de artes finas de Farber foram publicadas em praticamente todas as formas. Farber expôs em galerias e museus em todo o mundo. Ele palestrou no Instituto Smithsonian, na George Eastman House, bem como em Universidades e grupos profissionais nos Estados Unidos, Japão, Austrália e Europa. Além de sua fotografia de arte, o trabalho de Robert Farber abrange grandes campanhas de moda, beleza e publicidade, além de direcionar para TV e cinema. Um documentário que destaca a vida e a carreira de Farber está em desenvolvimento para a PBS.