Robert Farber, o fotógrafo que influenciou uma geração

0
970
Lady in pink

O estilo de Robert Farber influenciou gerações de fotógrafos. Seu estilo impressionista e pictórico capta a essência da composição em todos os gêneros, incluindo nus, natureza morta, paisagens e arquitetura. Seus dez livros de arte fotográfica venderam mais de meio milhão de cópias.

Laundromat

Jacqueline Kennedy Onassis trouxe Farber para a Doubleday para a publicação de seu livro “By the Sea”, que ganhou o prêmio de diretor de arte em fotografia colorida. Além de inúmeros prêmios criativos, Robert Farber também recebeu o prêmio de fotógrafo do ano da PMA (Associação de Fabricantes de Fotografia), Prêmio ASP Internacional do PPA (Fotógrafos Profissionais da América) e da Sociedade Americana de Fotógrafos. Este prêmio foi dado para aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a ciência e arte da fotografia. Alguns ganhadores anteriores deste prêmio incluem o Dr. Edwin Land (inventor da Polaroid), George Hurrell e a National Geographic.

O trabalho de Farber com nus na arte e no mundo comercial é conhecido e respeitado. Ele lecionou para a Ogilvy & Mather sobre o “Nude in Advertising”. A ASMP solicitou o uso dos nus de Farber como exemplos do aplicativo artístico em apoio ao National Endowment of Arts, após seu apoio à controversa exposição Mapplethorpe / Serrano. Seu livro, Farber Nudes, também foi incluído na coleção de propriedades de Jacqueline Kennedy Onassis.

White nude

As fotografias de artes finas de Farber foram publicadas em praticamente todas as formas. Farber expôs em galerias e museus em todo o mundo. Ele palestrou no Instituto Smithsonian, na George Eastman House, bem como em Universidades e grupos profissionais nos Estados Unidos, Japão, Austrália e Europa. Além de sua fotografia de arte, o trabalho de Robert Farber abrange grandes campanhas de moda, beleza e publicidade, além de direcionar para TV e cinema. Um documentário que destaca a vida e a carreira de Farber está em desenvolvimento para a PBS.

Walking the dog

 

Robert Faber

 

Para ver estas fotografias pessoalmente, a Gabriel Wickbold Studio and Gallery inaugura 03 de abril, terça-feira, às 19h, exposição com trabalhos dos 40 anos de carreira do fotógrafo. A mostra, que acaba de passar pelo Rio de Janeiro, reúne onze fotos emblemáticas do artista: registros de nus, imagens do universo da moda e cenas do cotidiano de Nova York, cidade onde vive e é sua grande fonte de inspiração.

Exposição Robert Farber – Gabriel Wickbold Studio and Gallery

Data: 3 de abril

Horário: de 19h às 23h

Endereço: Rua Lourenço de Almeida, 167.

Telefone: (11) 3051-4919

A mostra permanece aberta ao público até 5 de maio

 

Artigo anteriorNão conte para ninguém que você leu este livro
Próximo artigoEvento de lançamento da “Moda Ilustrada”
Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here